SALTO COM VARA… ALGUMAS RECORDAÇÕES…  

Ao acompanhar a prova de ontem, do salto com vara, em que o jovem atleta brasileiro sagrou-se medalhista e recordista olímpico me fez relembrar as peripécias do tempo em que atuava no Paraná.

Logo cedo, vi as fotos do Pedro Chiamulera e lembrei do seu irmão Armando… grande figura, meu primeiro professor de … natação! ali no Clube Duque de Caxias; não o sabia atleta de atletismo e muito menos saltador de vara…  não ficou nem um mês e fui seu único aluno… depois, Ney Pacheco vem me apresentar o ‘Grande Chamuca”, quando começamos a montar a equipe de atletismo da Duque de Caxias; mas não ficou em nossa equipe, foi para o Santa Mônica.

Por essa época, Chiamulera competia pelo Rio de Janeiro, e não sei por que cargas de  água, em uma competição das Forças Armadas lá estava ele, competindo pela Aeronáutica – ou seria Marinha? – venceu a prova, pois por essa época era o melhor saltador brasileiro…

Lembro que em uma competição válida por um campeonato estadual, ocorrida lá na Duque, eram  tres os competidores: Camilo (da Duque, do salto em altura), um professor lá de Paranaguá, baixinho, não lembro o nome agora nem sei por onde estava competindo, Magro, irmão do Martinho e do João e do Eduardo, também pela Duque, e o Chamuca!!!

Seu Hanz arrumou os colchões, os pórticos, ajeito a pista, o encaixe… tudo certinho e… lá vem chuva!!!  passada esta começou a prova… sarrafo baixo, todos saltaram e Chamuca lá no bar, só observando… definidas as colocações, o professor de Paranaguá – qual é mesmo o nome? – Camilo e Magro… não passou de 3,50 metros… então lá vem Chiamulera, ainda de agasalho, sem aquecer, salta… derruba… pede para elevar mais a barra… tivemos que improvisar, colocando duas mesas do bar, para chegar aos 4 metros pedido… pista de barro, muito escorregadia, e… derruba o sarrafo… uma terceira tentativa e passa…  já noite, chuvoso, pedimos para alguns motoristas que acendesse as luzes dos carros, para iluminar  a pista… Chiamulera diz: vamos para o record, e logo o brasileiros… duas mesas, uma sobre a outra, e o pórtico, sarrafo logo acima dos 4,80 metros – o recorde era dele!!!, quase uma hora até que conseguíssemos ajeitar tudo… noite fechada, pouca iluminação, e Chiamulera parte parea a sua corrida e… salta, se pindura na vara lá em cima, sem projetar as pernas, solta um – iuh iuh iuh… – e escorrega até o chão e diz: é hoje não é o dia. fica para a próxima… olhamos um para a cara do outro, p.   d vida, após todo o trabalho – argumentamos que não havia como, já estava noite, e tudo o mais,,, mas ele irredutível: vou saltar!!!

Esse era o Chiamulera…

Um dia, apareceu para treinar; o Santa Mônica não tinha local, nem equipamento, pois usava a pista do Colégio Estadual e algumas vezes, Jorge e Fachin apareciam lá na Duque perguntando se podiam treinar… sempre era uma alegria… pedimos ao ‘seu’ Hanz que arrumasse tudo, transportasse os colchões, os pórticos, a vara – na Duque tínhamos apenas algumas de bambu… e Chamuca aparece de biscicleta, aquela Monark pequena,  ele e o irmão Pedro, em outra… e a caixa de varas amarrada entre as duas bike… 4 metros de vara… vinham desde a casa deles… creio que era lá para o lado do Alto da XV, por ali… num sábado, a tarde, os dois, com o conjunto de varas amarrado nas bicicletas… tudo arrumado, treinaram… agradeceram e foram embora, do mesmo jeito…

Lembra, Pedro??? onde anda o Armando?

Anos depois, introduzi o salto com varas aqui nos jogos Escolares do Maranhão. Achara debaixo das escadas do Ginásio uma vara de bambu… treinei tres atletas, sendo que um deles estabeleceu o recorde da competiçã: 2,40 metros… vara de bambu… isso, nos anos 80…

Lembro do Helcio Buck e Silva – colega de meu pai, na equipe de atletismo da aeronáutica… depois, soube que fora atleta olímpico – e professor da Escola de Educação Física, mas nunca tive aulas com ele…

Helcio nasceu em 28 de junho de 1938. Praticava atletismo no Vasco da Gama, quando foi aos JJOO de Helsinque em 1952, saltando 3,50 metros. Depois, foi vice campeão sul americano, em 1953.

Já Pedro Paulo – Chamuquinha – nasceu em Curitiba (29/06/64), mais velho de 10 filhos. Um dos irmãos praticava atletismo – Armando – Em 1980 começa a praticar atletismo com um professor na Praça osvaldo Cruz – seria o Siqueira????? – e também na escola. Em 1984 vai para o Rio de Janeiro no Projeto Bradesco. Nesse mesmo ano seguiu para os Estados Unidos, para treinar em San Diego, junto com Joaquim Cruz e Luiz Alberto (Técnico). Foi aos Jogos Olimpicos de Barcelona em 1992. Após concluir os estudos, nos EUA, retorna ao Brasil e abandona o atletismo… retornando às atividades em 1994, e muda-se para São Paulo, passando a treinar no Funilense com o Nakai. Participa dos JJOO de Atlanta em 1966, como recordista sul americano. Encerrou a carreira no campeonato do Mundo de 1997…

Comemoração com a equipe técnica da medalha de OURO do Thiago Braz! A bandeira é da França mas o ouro é nosso!! 

A imagem pode conter: 2 pessoas , atividades ao ar livre

 

Foto de Pedro Chiamulera. Foto de Pedro Chiamulera. Foto de Pedro Chiamulera. Foto de Pedro Chiamulera. Foto de Pedro Chiamulera. Saudades de casa…

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.