LIVRO “SANTOS-DUMONT – PRIMEIRO HERÓI OLÍMPICO DO BRASIL “ (DaCosta & Miragaya, 2016) ESTA DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD LIVRE ACESSO

 

 

EM http://www.sportsinbrazil.com.br/livros_santos_dumont.htm

 

Após lançamento simultâneo com a apresentação do vôo do 14-Bis, aeronave pioneira inventada por Santos-Dumont, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, assistida por três bilhões de pessoas em escala mundial, o livro que descreve o perfil de esportista do “pai da aviação” em português e inglês está finalmente disponibilizado por meio do Facebook.

 

Este lado do esportista, pouco conhecido, valoriza o perfil do herói Olímpico já premiado pelo Comitê Olímpico Internacional em 1905 através do Diploma Olímpico.

Partindo de extensa pesquisa com fontes primárias e secundárias de vários países, demonstra-se que os feitos de Santos-Dumont aconteceram no ambiente dos clubes e federações da aviação esportiva no início do século XX.

 

Neste período, o Barão Pierre de Coubertin liderava a restauração dos Jogos Olímpicos em seus primeiros passos, apoiando então a aviação como competição esportiva e atribuindo a Santos-Dumont um papel de modelo de sportsman. Considerando este fato esquecido pelos historiadores resgata-se um delineamento mais completo das realizações do inventor do avião e Patrono da Força Aérea Brasileira, tanto em seu país natal como em perspectivas internacionais.
O livro apresenta fotografias raras de Santos-Dumont esportista em design gráfico articulado com os textos produzido por Evlen Lauter.

 

A obra é não comercial e tem como patrocínio várias entidades da Força Aérea Brasileira mobilizadas pela Comissão de Desportos da Aeronáutica-CDA.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.