A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica com manifestação de dor músculo-esquelética generalizada não inflamatória, com a presença de pontos dolorosos pré-definidos (tender points).

O tratamento da fibromialgia é baseado em medidas medicamentosas e não medicamentosas. O tratamento medicamentoso visa aliviar a dor, melhorar a qualidade do sono e restabelecer o equilíbrio emocional.

São utilizados medicamentos (Antidepressivos, Analgésicos, Bloqueadores seletivos de recaptação de Serotonina) que atuam sobre a serotonina, noradrenalina, nociceptores periféricos e mecânico-receptores, potencializando o efeito analgésico dos opióides endógenos, aumentando a duração do sono REM e diminuindo as alterações de humor.

O tratamento não-medicamentoso, através do treinamento físico, visa promover adaptações clínicas, funcionais e neurológicas associadas à diminuição da dor, melhora do sono, aumento da saúde e qualidade de vida.

Contudo, pode se pensar que o treinamento físico irá prejudicar ainda mais o quadro de dor, porém, na Fibromialgia a dor muscular não é devido à inflamação (como nas microlesões advindas do exercício), mas sim, a distúrbios do metabolismo da serotonina e elevação da concentração de substância P (o que resulta numa percepção dolorosa defeituosa).

Larsson et al (2015) randomizaram (dividiram aleatoriamente) mulheres de 22 a 64 anos com Fibromialgia ao Treinamento progressivo de Musculação (2 vezes por semana, 60-80% 1RM) ou Grupo Controle (terapia de relaxamento em 2 vezes por semana) para avaliar o efeito na saúde, na intensidade da dor e força muscular.

Os resultados mostraram que o treinamento de musculação foi significativamente superior ao grupo controle para o aumento do estado de saúde, diminuição da dor, aumento da força muscular, aceitação da dor, e aumento da distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos (aumento da capacidade clínica e funcional).

Geel e Robergs (2002) submeteram pessoas com Fibromialgia ao treinamento progressivo de musculação (2 vezes por semana, 60-70% 1RM).
Após 8 semanas de treinamento foi verificado atenuação dos sintomas de dor, diminuição da fadiga muscular, melhora do humor e do sono.

Referências:
Geel SE, Robergs RA. The effect of graded resistance exercise on fibromyalgia symptoms and muscle bioenergetics: a pilot study. Arthritis Rheum. 2002 Feb;47(1):82-6.

Larsson A et al. Resistance exercise improves muscle strength, health status and pain intensity in fibromyalgia–a randomized controlled trial. Arthritis Res Ther. 2015 Jun 18;17:161.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.