UM AGRADECIMENTO AOS QUE TORNARAM POSSIVEL ESTE MOMENTO – Raimundo Nonato Irineu Mesquita 0comentário

UM AGRADECIMENTO AOS QUE TORNARAM POSSIVEL ESTE MOMENTO

12 de junho, o grande dia! Sim um dos dias mais importantes da minha vida e na vida de alguns amigos e parceiros de caminhada ao longo destes anos, escolhidos para esta nobre missão; dois eu conheço muito bem! Leopoldo e Riba, os muitos outros, sei da importância, e contribuição para o esporte maranhense, embora acredite que muitos outros, que foram esquecidos, sejam também merecedores desta honra, até mais que nós. Nesta data são coroados 40 anos de dedicação e de convivência com o mundo do esporte, e garanto a quem está lendo este texto, eu faria tudo de novo… Claro, corrigindo os equívocos cometidos ao longo do caminho. Mas buscaria, ao realizar esta caminhada, reencontrar os amigos conquistados, travar os mesmos embates, tendo, porém o cuidado de registrar em fotos para que pudesse mostrar às gerações presentes e futuras o quão bonito foram estes momentos e os benefícios que o esporte nos proporciona.

 
– Você lembra Leo, de como tudo começou? Claro que lembra. Pois quando chegaste aqui, tudo ainda engatinhava, mas graças ao seu trabalho e o destes pioneiros aguerridos, cujos nomes muitos já esqueceram: Manoel Furtado, Dimas, Claudio Vaz, Rinalde Maia, Macário, Lopes, Moacir e logo depois a chegada dos paulistas Capitaneados pelo Prof. Laércio, e que grande contribuição deram para o crescimento do nosso incipiente esporte, principalmente o Desporto Escolar; e falando em desporto escolar não podemos deixar de frisar o nome de grandes diretores de escolas que marcaram época, Prof. Luis Pinho (D. Bosco), Prof. Ronald Carvalho (ETFMa.) e Prof. Figueiredo (C. Batista DLT) e que muito contribuíram para o nascimento do desporto federado, em nosso estado, pois à época todos viviam agregados em uma entidade eclética, (FMD) que cuidava mais do futebol, relegando os outros esportes a meros coadjuvante, embora alguns nomes já despontassem como atletas de destaque em nosso estado e alem fronteiras: Carvalhinho, Dentinho, Beleleu, Maranhão, Gafanhoto, Paulão, Carlos Tinoco, Hermilio Nina, Tainha, etc., estes os mais destacados dentre todos os expoentes à época e que junto aos que foram surgindo; Nildes, Aurenildes, Francilene, Salazar todos ajudaram a escrever esta bela historia do esporte maranhense.

 
Estes parágrafos iniciais serviram para lembrar os bons e difíceis tempos iniciais. Mas voltando ao que interessa: O dia de hoje. Temos em nossa cidade o símbolo maior, da maior festa do esporte mundial, a chama olímpica, originária da Grécia e aportada no Brasil no último dia 03 de maio, e que daqui seguirá por este Brasil afora até chegar ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura da Olimpíada, peço licença para, neste parágrafo, lembrar do nosso amigo e irmão, Manoel Trajano, que junto com a Aparecida, deram inicio aqui às atividades como técnicos e reveladores de talentos. O Trajano nos últimos dois anos se preparava para participar, na condição de arbitro, desta festa magnífica; e que infelizmente, teve que se ausentar “a convite do Pai todo poderoso”. Mas tenho certeza, que em espírito estará acompanhando todas as provas de atletismo e torcendo pela conquista de títulos e pela queda de recordes.

 
Quero, aqui, agradecer a todos aqueles de alguma maneira contribuíram para a minha inserção neste mundo maravilhoso do esporte, principalmente a minha família (a originaria) e a que eu constituí ao sair de casa: minha mulher, Jane Mesquita e aos meus filhos, Rodrigo e Mariana

 
Abro este parágrafo para agradecer os amigos de trabalho: A estes grandes parceiros de trabalho, com quem eu muito aprendi durante estes anos de SEDEL: Lister Castelo Branco, Gilmario Pinheiro, Mangueirão, Alim Neto, Sandow Feques, Jose Pinheiro, que aqui representam os demais parceiros do desporto escolar; meus amigos muito obrigado! Do Instituto Divina Pastora, Ir. Heráclia, Ir. Crisolda, e Ir. Tadeia e Ir. Natália (in memorian) – meus anjos protetores: A Federação de Atletismo, da qual fui um dos fundadores, junto com Lopes, Leopoldo, Macario e Moacir, onde eu aprendi a conviver com os contrários e a respeitar as opiniões divergentes, mas que muitas das vezes buscavam o mesmo objetivo, o crescimento do esporte base. E todos, ombreados comigo, em todos estes anos, souberam contribuir para o surgimento de inúmeros talentos do esporte. Eu gostaria, ainda, de deixar marcadas aqui a grande contribuição que eu recebi dos meus técnicos e amigos: Prof. Furtado, Prof. Macário, Prof. Leopoldo, Sgt. Lopes, Prof. Trajano, e de parceiros de jornada: Mendes, Avelino, Antonio Jose Gonçalves, Raimundo, Jouberth, e outros que me fogem à memória, mas que, ao conviver com eles, pude extrair de cada um, o melhor! E que me serviu de norte, até hoje no mister do esporte, tanto na condição de atleta, como técnico, arbitro e dirigente, e eu repito o que tenho como mantra, “o esporte não me deixou rico, mas me sustenta até hoje e me permitiu conhecer e vivenciar com experiências, pessoas e lugares que com certeza outra atividade dificilmente permitiria.”

 
Ao encerrar aproveito para oferecer a todos que contribuíram para o meu engrandecimento; ao Bradesco, um dos patrocinadores desta festa, e a todos que com o seu apoio, com suas criticas nos embates diários pelo esporte, o meu muito obrigado! Pois foram vocês que me permitiram estar hoje desfrutando desta magnífica honra: Conduzir o símbolo Maximo do congraçamento entre os homens: A tocha Olímpica!

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.