Vou comentar um pouco sobre o Ensino Médio, para aqueles que se interessam sobre o assunto: o Ensino Médio, aquele que cuida da escolarização de nossos jovens, sempre foi ruim.

 

Com a reforma proposta pelo governo Temer, será pior.

 

Não acredito em um modelo de educação que finge que muda. Os jovens eram e continuarão sendo mantidos isolados do mundo em salas e carteiras. Terão que aprender sentados, imóveis e esse é o verdadeiro modelo educacional que temos, um modelo de separação corpo/cabeça, corpo/mente, matéria/espírito.

 

Ninguém deveria ir à escola só para educar a mente imobilizando o corpo. A educação deveria ser de corpo inteiro.

 

Portanto, se a proposta de Temer não mexe com isso, não mexe com nada de substancial.

 

Outra coisa: adolescentes têm mente poderosa, podem pensar virtualmente, podem imaginar, sem cair na mera fantasia, novos mundos. Seu pensamento é projetivo. Nenhuma escola de jovens poderia pensar educação sem ser por projetos. Nenhum currículo deveria ser feito sem projetos feitos junto com os alunos.

A proposta de mudança de Temer, como as anteriores, passa longe disso, portanto, não vai mudar nada de substancial.

 

Por último, a proposta de Temer tem, embutida nela, a proposta de que é possível escolher, a partir de um ponto, tornar-se um pouco mais culto (o que, nos modelos conhecidos é difícil), ou tornar-se profissional.

 

Por que não ser mais culto e depois preparar-se para profissões?

 

Ou o que está embutido é um tipo de preconceito que prevê que os mais pobres deverão ser mão de obra enquanto os mais agraciados poderão ler os grandes autores e ter uma cultura superior, para serem mais superiores ainda?

 

Fechando: reformas educacionais não podem ser feitas a toque de caixa, por medida provisória, ainda mais por um governo que está vendendo o país e tentando livrar-se da cadeia.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.