Do Blog do Leopoldo Vaz • domingo, 10 de abril de 2016 às 16:01

http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2016/04/10/uma-nova-historia-do-futebol-maranhense-por-leopoldo-gil-dulcio-vaz-parte-iii/

 

Continuando com a publicação das Histórias de Vida, para a construção de Uma (nova) História do Futebol Maranhense: nascidos na década de 1970, século passado:

 

WELLINGTON CARLOS MELONIO DOS SANTOS – WELLINGTON

1970 nasceu em São Luis, a 08 de agosto, filho de Camilo Batista dos Santos e Maria Faustina Melônio. Tem três irmãos. Estudou até o 2º grau, na Escola Técnica Bacelar Portela.

Desde criança gostou de jogar bola; a professora perguntava o que queria ser e sempre respondia que seria jogador de futebol, seu sonho que conseguiu realizar. 1987 aos 17 anos foi fazer teste no MAC, era 17 de fevereiro; passou e ficou no clube até 1991, quando foi para a Bélgica, lá permanecendo por quatro anos; 1995 retorna ao Brasil, indo jogar no Guarani de Davinópolis-MG; 1996 está no Taubaté-SP, e nesse mesmo ano vem para o Sampaio; em 1998 passa a jogar pelo Esporte Clube Viana, Ca cidadde de Viana-MA; 1999 vai para o Matsubara, do Paraná; em 2000 está no  Asa, de Arapiraca-AL, retoprnando nesse mesmo ano pra o Sampaio Correia; 2001 está no Caxias, no Maranhão; e 2002 no 4 de Julho, no Piauí; 2003, no Imperatriz –MA; 2005 Castanhal, do Pará e a seguir vai para o Araguaina-TO; 2006 volta para o Asa, de Alagoas, onde encerra a carreira de futebolista profissional.

Sua expectativa, que tenha umn bom aprendizado e possa colcar em prática o que aprender. Quanto à atual fase do futebol maranhense, diz que é boa, principalmente a do Sampaio Correia.

 

ADEVALDO JOSÉ DE OLIVEIRA – VADO

1970 nasceu em 27 de abril, (Recife-PE ?)filho de Arlindo José de Oliveira e de  Eloine Rodrigues de Oliveira.

Iniciou sua visa no futebol através de seu pai, que todos os dias, ao chegar do trabalho, o levava para jogar na porta de casa. Adorava aquela prática, até porque, como diz, desde que se entende por gente sempre gostou de futebol. Estudou no mesmo colégio, do Jardim ao Ensino Médio, no Colégio Walt Disney, no Recife-PE. Seu envolvimento com o futebol iniciou aos 12 anos (1982), quando um vizinho de rua o convidou para disputar uma competição da igreja em que freqüentava, pedindo permissão para minha mãe, que me liberou. Lá foi e se tornou campeão, e melhor jogador da comretição, despertando a admiração e o interesse de algumas pessoas, aparecendo um convite para fazer parte da Escolinha do Sport Club do Recife. Dando, assim, o pontapé em sua carreira, passou por vários clubes, teve vários treinadores, conheceu várias culturas e muitas pessoas, conquistando muitos títulos e fez muitos amigos. Hoje, morando em São Luis há alguns anos, fazendo o Curso para ser treinador de futebol.

 

ISMAEL PEREIRA REIS – MAEL

1970 nasceu em 30 de setembro na cidade de Rosário-MA, filho dee Manoel de Jesus Reis e de Izabel Pereira reis. Com infância complicada, devido à uma paralisiaa infantil, que o deixou alguns anos sem andar. Com ajuda de familiares e de amigos da família, seus pais conseguiram o internar e, com promessas a São José de Ribamar, e devido a vários tratamentos, e à devoção ao santo, curou-se e passou a andar com as próprias pernas. Sua vida, a partir daí, mudou. Devido aos problemas de saúde, não passou pelo Jardim de Infância; seus pais o matricularam na Ecola Joaquim Santos. Quem conhecia sua história, se admirava, porque já começava a jogar suas peladas. Para um menino que mal conseguia andar, já era uma vitória. Saindo do primário, começou a estudar na Escola Raimundo João Saldanha (Colégio Monsenhor Madureira), lá concluindo os estudos.

Foi nesse período que começou a se destacar nos Jogos Escolares e, conseqüentemente, no futebol de sua cidade. Sempre acompanhou seu pai nos jogos de times locais; seus colegas não o deixavam jogar, pois era pequeno. 1987 é convocado para a Seleção de sua escola, começando a se destacar, levando a escola a resultado nunca alcançado nos JEMs. Logo em seguida, ainda na cidade de Rosário, foi convidado a jogar em um time local, o Esporte Clube Comercial; ficaram em segundo lugar naquela competição. 1988 é convocado para atuar na Seleção de Rosário, para disputa do Intermunicipal de Seleções. 1989 é convocdo novamente, iniciando sua carreira de jogador profissional. Chamado para integrar a equipe do Moto Clube, por alguns problemas não solucionados, acabou se transferindo para o MAC, onde ficou por um período, de 1990 a 1993. Antes do término de seu contrato (1993) foi negociado para o Clube Náutico Capibaride (PE), por onde jogou por duas temporadas, retornando para o Moto Clube em 1996. No Moto, ficou até o final daquele ano, sendo transferido, a seguir, para um clube tunisiano – Etoile – Tunísia. Lá, passou num ano, depois passando a jogar por vários clubes no Brasil: 1999: Paulista de Jundiaí; 2000: Clube do Remo e Tuna Luso – PA; transferido para o Ceará Sporting Clube-CE, e em seguida chamado para o Sampaio Correia; 2001: é comprado por um empresário que no transfere para o AL RAYAN, do Qatar. Voltando para o Brasil, em 2002 passa a jogar na Portuguesa Santista-SP, até 2005, quando passa pelo TEC – Tocantins Esporte Clube, encerrando a carreira como jogador profissional e iniciando a de treinador de futebol no J V Lideral-Ma, da cidade de Imperatriz. Como treinador, já atuou pelo JV Lideral, BEC, e Sabiá.

 

SILAS CÂMARA SILVASILINHAS

1973 nasceu em 28 de maio, na cidade de Bacabal-MA, filho de Francisco Cavalcante Silva e Delaildes Câmara Silva. Estudou nos Colégios Nossa Senhora dos Anjos; e Domingos Soeiro. Tem o ensino médio completo.

Iniciou no futebol de campo na escola, onde praticou também o Futsal. Com o tempo, passou a receber vários convites para jogar futebol em sua cidade, tendo participado de diversas competições, destacando-se na ponta esquerda. 1995 Depois de atuar no futebol amador, profissionalizou-se com a idade de 22 anos, atuando pelo Bacabal Esporte Clube, por dois anos, sagrando-se campeão maranhense de 1996.

Seu objetivo com o Curso é o de se qualificar para atuar como treinador. Quanto ao futebol maranhense atual, não é muito boa a situação, com os clubes negligenciados,  com o calendário não sendo bom para os atletas, jogando quatro meses e alguns ficam sem trabalhar o restante do ano.

 

WILLIAM MORAIS DOS PASSOS – WILLIAM

1976 nasceu em 25 de novembro, na cidade de São Luís-MA, filho de Valdeci Sousa dos Passos e de Maria do Socorro Costa Morais. É divorciado, tendo uma filha com Renata Mendes Pinto. 1979 iniciação sua educação infantil na Escola Alto Paraíso, no bairro da Alemanha; 1982 inicia o ensino fundamental na Escola Municipal Luis Viana, concluindo-o em 1990; 1991 inicia o ensino de segundo grau na C.E.M. Coelho Neto, concluindo-o em 1994. 2007 retoma os estudos, cursando o Técnico em Eletrotécnica no CEMP; 2010 começa o curso técnico em Segurança do trabalho, na FAMA. 2014 ingressa no curso de Licenciatura em Educação Física no UniCEUMA, onde cursa, atualmente, o 5º período.

1984 seu envolvimento com o futebol começa aos 8 anos de idade, nos campos de várzea do bairro da Alemanha; o campo era chamado de “Vacaria”, devido ao gado que era criando ao seu redor. Começa a jogar no “Guaranirzinho”, de Guazanir. As partidas entre o  Guaranirzinho e seu rival, o Flamengo, tinha a duração de 10 gols Ganhava, quem chegasse à esse placar primeiro. Esses dois times eram conhecidos no bairro, onde também morava o treinador das categorias de base do Sampaio Correia, Gil Babaçú, como era conhecido Gilmar Francisco. 1999 Gil Babaçu fez convite para que fosse para a escolinha do Sampaio Correia – estava com 15 anos de idade.; 2002, aos 18 anos, tornou-se profissional, jogando até aos 25 anos (2009). Em sua carreira passou pelo: 2001 Ituano-SP; 2002 – Maranhão Atlético Clube –MAC, e pelo Ceará-CE; 2003/2005 pelo Moto Clube de São Luís; 2006 estava no Santa Quitéria-MA, finalizando a carreira aos 30 anos.

Quanto ao Curso, pretende buscar conhecimento e capacidades, sempre, para poder desenvolver e transmitir esses conhecimentos. Falando sobre a atualidade do futebol maranhense, considera que, financeiramente e em termos de organização, está um degrau acima do passado, mas tendo que melhorar muito para alcançar seu espaço no cenário brasileiro. Quando se refere à questão financeira, fala dos salários, mais significante do que de décadas passadas. A organização de hoje, tem várias competições nas categorias de base, com dias certos de treinos e freqüentemente acompanhados pela comissão técnica do profissional, observando e até mesmo alguns atletas dessas categorias sendo bem remunerados, o que nas décadas passadas não havia. Conclue, que o futebol maranhense precisa de dirigentes com mais compromisso, com condições que os atletas das categorias de base sejam realmente aproveitados.

 

GERCIEL DA CRUZ ALENCAR – GERCIEL – FELEY – FELEIR

1976 nasceu em 11 de julho, (São Luis ?), filho de Narilda da Cruz Palácio e de Francisco Paulino de Alencar. Caçula de seis irmãos, sempre estudante de escola pública.

1987 aos 11 anos, morador da Vila Itamar, começou a despertar para o futebol. Foi da Escolinha de Futebol da Ponte preta, mas sem recursos para comprar um par de chuteiras ou mesmo pagar a passagem, muitas vezes foi andando para outros bairros disputar campeonatos. Apesar de todas as limitações e dificuldades financeiras, sempre foi um jogador diferenciado, e com alegria para jogar; com isso, despertou o interesse de um ‘olheiro’, que o levou para o MAC, para fazer uma ‘peneira’. De centenas de garotos que lá estavam, foi um dos quatro aprovados. No MAC teve destaque nas categorias de base como Feleir, chegando rápido ao profissional, com 15 anos  (1991). Sua estrela, mais uma vez, começava a brilhar; e num jogo amistopso – Marabelga x Fluminense – foi destaque e despertou o interesse do ‘tricolor carioca’, permanecendo por três anos. Com problemas internos no MAC – que o prejudicaram – teve que retornar, pois tinha o passe preso. Foi tricampeão maranhense pelo “Bode”, depois defendendo outros clubes menores e encerrando sua carreira de profissional jogando pelo Boa Vontade.

 

VALBSON CRUZ MORAIS – VALBSON

1977 nasceu em 12 de outubro (São Luis ?). Seu pai, Valbino Morais, conheceu sua mãe, Luzimar de Sousa Cruz, no bairro Santo Antonio; desse relacionamento nasceram cinco filhos.  Fez o maternal I e II na Escola Cirandinha, no bairro do Anil, o maternal III até a 5ª serie na Escola Lar de José “Domingos Perdigão”, e 6ª série no antigo CEMA, e as 7ª e 8ª na Unidade Escolar Luis Viana; o segundo grau, supletivo, na Escola Modelo Benedito Leite.

Desde criança já dormia com uma bola, em criança bincou com quase todos os esportes, mas a paixão mesmo foi o futebol. 1994 aos 16 anos foi levado para o Sampaio pelo hoje diretor Batista Oliveira para fazer um teste, permanecendo nessa equipe de 1994 a 2000, quando foi emprestado ao Ituano-SP; 2001 foi emprestado para o Fluminense-RJ; em 2003 foi para o Gloria, de vacaria-RS e, no mesmo ano, para o Joinville-SC. 2004 estava de volta ao Maranhão, jogando pelo mMoto Clube; em 2005, foi para o ASA, de Arapiuraca-AL; 2006 volta, para o santa Quitéria-MA, eindo para o River, do Piaui; 2007 já estava no abc, de natal-RN, 2008/2009 de volta ao Sampaio Correia, e nos anos 2010/2011 no IAPE- Ma. Atualmente, trabalha como vigilante, mas espera começar uma carreira de treinador, essa sua expectativa em relção ao curso.

 

MARCELO CLÁUDIO MENDES PEREIRA – MARCELO MENDES

1979 nasceu em 02 de março na cidade de São Vicente Ferrer-MA, filho de Manuel Faustino Pereira e Maria do Carmo Mendes Pereira, sexto de oito irmãos de seu pai com sua mãe; seu pai teve mais três filhos fora do casamento. Os pais já moravam em São Luis quando nasceu, por isso aos 20 dias de idade já estava na capital, morando no Bairro do Lira; depois mudaram-se para a Vila Passos, onde passou a infância e juventude. Estudou no Jardim de Infância Sofia Silva, o primário no Sousandrade, colégio da Vila do Lira, complementando o 1º grau e o 2º grau no Colégio Castro Alves, no Canto da Fabril.

O interesse pelo futebol começou cedo, influenciado pelos irmãos Luizinho e Maninho, que jogavam nos Juniores do Sampaio Correia Futebol Clube e Maranhão Atlético Clube – MAC. Os acompanhava nos treinos e jogos desses clubes e também em times amadores de bairros de São Luis, nos finais de semana, acompanhados por outro irmão, Roberto. Foi Roberto que o colocou para jogar em times de bairros. Quando foi passar uns tempos em São Vicente Ferrer, começou a jogar nos times de lá, e com isso foi parar na Seleção do município na disputa do Intermunicipal. Depois de jogar em vários times da região e seleções, retorna à São Luís, indo jogar pelo SIGLAM; 1977 disputava o Intermunicipal por Matinha, se destacando e convidado para o Guarany de Garibaldi-RS, para jogar nos Juniores. 1998 passa a jogar pelo Juventus, de São Paulo, se profissionalizando em 1999; permanece nessa equipe até 2001. 2002/2004 está no Ceará Sporting Club;   2004 no Joinville; 2005 no Campinense; 2006 no Rio Verde; 2006/2007 no Ferroviário e no Horizonte-CE; 2008 no Madureira; mesmo ano em que vem para o Sampaio, permanecendo até 2009; 2010 está de volta no Horizonte; passando em 2011 pelo Ferroviário e pelo São José; 2012 disputa novamente pelo Ferroviário e pelo Imperatriz; 2013 pelo Americano e pelo Boa Esporte-MG, onde encerrou sua carreira de jogador profissional

Pretende iniciar carreira de treinador. Por isso tem a maior expectativa em relação à esse Curso oferecido pela AGAP-MA, por que cada vez que se aprende, tudo melhora e facilita, haja vista que o conhecimento e as oportunidade de se fazer um curso desses é rara e a oportunidade para crescer na profissão de treinador, que é muito concorrida e, por isso, quanto mais você se qualificar, você fica à frente e com uma melhor capacitação.

Quanto à fase atual do futebol maranhense, diz que “faz um tempo que está na decrescente,  muito por causa do não investimento nas categorias de base, que antigamente éramos conhecidos por revelar jogadores, conhecidos como celeiro de cracks. Hoje, não se investe na base e a importação constante de jogadores fez com que o nosso futebol parasse no tempo. Enquanto os clubes não mudarem essa filosofia de trabalho, vamos ficar por muito tempo nessa dificuldade”

 

DIMAS TINOCO ROCHA – DIMAS

1979 nasceu a 22 de julho, em Rosário-MA. Filho de  João Mendes Rocha e Maria Marta Tinoco. Jardim de Infância no Profa. Maluides; logo após o ensino fundamental na Escola Dr. Paulo Ramos, e o 2º Grau na Escola Raimundo João Saldanha. Formado em Educação Física.

Iniciou-se no futebol em sua cidade natal, Rosário-MA, no clube amador Comercial Atlético Clube, com o Prof. Romildo. Logo após, vai para a Sociuedade Esportiva Fiulipinho, com o Prof. Luis Carlos, ex-atleta do Sampaio Correia. 1998 vem para São Luís, parafazer uma ‘peneira’ no time profissional do Sampaio Correia, para as categorias de base, peneira que durou três semanas de avaliuação, a maior peneira que tinha sido feita no Estado, com quase 1.000 garotos e, o avaliador, era Cabreira. Aprovado, iniciou sua carreira em um time profissional, com contrato de amador. Logo após, vai para o Moto Clube, ainda como amador. Disputou algumas competições pelo Moto Club, sob a direção de Baezinho. 1999 subiu para o time profissional, com o Prof. Vinicius Saldanha. Saldanha o incluiu na equipe profissional, dando-lhe a oportunidade de disputar seu primeiro campeonato profissional, no ano de 2000, onde teve a felicidade de ser campeão, com o Prof. Brasília, do Rio de janeiro. 2001 vai para o MAC, onde passou algum tempo, indo, logo após, para o time profissional de Chapadinha. Encerra a carreira profissional no estado de São Paulo, quando estava negociando sua ida para o Clube de São Caetano, onde teve que se submeter a três cirurgias no joelho, sem mais condições de voltar aos campos, conforme diagnosticou o dr. José Carlos do Amaral. Encerrou sua carreira de atleta profissional aos 28 anos, em 2006. Ao terminar a Faculdade de Educação Física, não abandionando o futebol, dedica-se às atividsades fora do campo de jogo, como Preparador Físico da Seleção de Rosário, sendo professor de educação física e coordenador de futebol do Municipio.

 

VALDEILSON COSTA LEAL – LEAL

1979 é o ano de seu nascimento. 2014 inicia sua vida no futebol. Quando aluno do ensino fundamental, realizado no Instituto Divina Pastora, ganha uma bolsa integral para o Colégio Dom Bosco do Maranhão, ainda na rua do Passeio, para jogar Basquetebol. Começa sua carreira esportiva como jogador de Basquete, jogando em alguns clubes de vários estados. Com o tempo, retorna à São Luis e vira treinador de basquetebol na Escola Aprovação, situada no centro de São Luis. Ao9 pesquisar o mercado, e vendo a deficiência das escolinhas de futebol, e ter irmão ex-profissional de futebol, sempre relatando que em nosso bairro (São Cristovão) não existia mais novos e bons jogadores, resolveu criar uma escola de formação de atletas, na modalidade de futebol de campo. 2014, no dia 15 de agosto, é criada a Escola de Futebol Leal Esporte Clube, iniciando os primeiros treinamentos no campo do Tocão, lá mesmo no são Cristovão. 2015, no mês de outubro, faz seu primeiro curso de formação para treinador de futebol, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF –obtendo a Licença “C”, sua primeira habilitação como treinador, para as categorias de base. No mês de março, aparece outra oportunidade, desta vez em São Luis-MA, para um Curso de Formação de Treinadores de Futebol, sob responsabilidade da AGAP-MA.

Diz ser sua perspectiva, dentro do futebol, profissionalizar-se como treinador habilitado em todas as licenças que a CBF oferece, assim como as licenças que a FIFA oferece, fazendo outros cursos, para se atualizar com as inovações no Futebol.

Tem como meta filiar seu clube, o leal Esporte Clube junto à FMF e, num prazo de quatro anos, fazer parte do quadro profissional do futebol maranhense.

Não tem experiência como jogador profissional de futebol, mas busca o conhecimento para melhor trabalhar em seu clube, buscando contatos com clubes por todo o Brasil.

Conhecido dentro do futebol como Leal, teve experiência como treinador de equipe feminina profissional, treinado o esporte Clube Viana-MA, em três jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol – Brasileirão, jogando contra as equipes do Bahia, Rio de janeiro, e Pernambuco. Continua na mesma função, preparando a equipe do Sub-20 para o Brasileiro da Categoria.

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.