http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2016/04/10/uma-nova-historia-do-futebol-no-maranhao-por-leopoldo-gil-dulcio-vaz/

0comentário

Como venho postando, fui professor de uma disciplina do Curso de Formação de Treinadores de Futebol, promovido pela AGAP-MA, o segundo ministrado neste Estado – o primeiro foi na década de 1980, século passado! A disciplina: HISTÓRIA DO FUTEBOL NO MARANHÃO, com abordagem sobre a História do Futebol, Futebol no Brasil, e Futebol no Maranhão. Utilizei-me do material que venho coletando ao longo dos ultimos quase 30 anos!!! e principalmente, do Atlas do Esporte no Brasil – www.atlasesportebrasil.org.br  e do Atlas do Esporte no Maranhão (Vaz, leopoldo Gil Dulcio, SEDEL, 2014) e a versão disponivel no CEV – www.cev.org.br/biblioteca/atlas.

 

Como se trata de um curso da AGAP-MA, optei por contar a História através da ‘História de Vida” de vários atletas do passado, dos que implantaram a modalidade no Maranhão, a partir de 1905/07, com a ‘inauguração’ do football em São Luis-Maranhão… afinal, a AGAP é a associação dos atletas profissionais, em especial, do Futebol…

 

Esta segunda parte, é o resultado dos escritos dos participantes do curso, em sua avaliação final: contar ‘a sua história de vida’, para se resgatar o que foi o futebol maranhense. Por base, a data de nascimento de cada um dos alunos, descrevendo sua trajetória no futebol maranhense, regional, brasileiro, e além fronteiras.

FUTUROS TREINADORES DE NOSSO FUTEBOL – HISTÓRIAS DE VIDA

 

 O objetivo deste capítulo é resgatar a História de Vida dos ex-jogadores e alguns profissionais de educação física inscritos no Curso de Formação de treinadores de Futebol, promovido pela AGAP-MA, no ano de 2016. Durante a exposição dos atos e fatos que levaram à ‘inauguração’ do futebol no Maranhão, optamos por contar essa História através da biografia dos primeiros futebolistas e daquela geração que tornou conhecido o futebol maranhense, que atuava na década de 40, sobretudo. A época de ouro do futebol maranhense…

A avaliação final da disciplina, ouvido o organizador do Curso, o Presidente de AGAP-MA Janio, ex-jogador e aluno do curso, optamos por um depoimento de cada inscrito, sobre sua História de Vida, dando continuidade a essa História que estamos resgatando. Várias gerações de ex-jogadores, presentes, possibilitará o resgate dessa História, pelo menos nos últimos 30 anos…

É o que segue. Optamos como nos capítulos anteriores, pela data de nascimento como referencia, utilizando-se da mesma metodologia do Atlas do Esporte no Brasil e do Atlas do Esporte no Maranhão…

 

JOSÉ EUZÉBIO FRÓES – EUZÉBIO

1947 nasceu em 14 de agosto, em São Luis-MA. Fez o primário no Grupo Escolar Padre Antonio Vieira, no Anil; Ginásio no Colégio São Luiz; Científico no Colégio Getúlio Vargas; Graduado em Administração, pela Faculdade Atenas Maranhense.

Desde garoto, no bairro Anil, com os colegas, quase todos da mesma idade, onde a maioria chegou à primeira divisão, disputando em agremiações da Capital. Em seu caso, começou no Nascente Clube, clube amador do Anil, em 1964 sagrando-se campeões da Liga Anilense, quando surgiu o convite para ir para o Aspirante do MAC. Depois, passou para o time principal, jogando, também, por empréstimo, no Moto Clube durante o Brasileirinho de 1972.

Por que Treinador de Futebol? O conhecimento para o ex-atleta é muito importante, com essa oportunidade do curso em andamento. Podemos aproveitar com o conteúdo das matérias do esporte, exercer as atividades que complementam dentro da agremiação: como supervisor, gerente de futebol, da base, etc.

Sobre a atual fase do futebol maranhense: se considera um saudosista, pois Mem sua época haviam jogadores como Hamilton, Carlos Alberto, Toca, Faísca, Pelezinho, Riba, Djalma… agora, tem muita exportação, sem condições de atual, os dirigentes não valorizam a base.

 

JOSÉ DE RIBAMAR DO NASCIMENTO – NASCIMENTO

1954 nasceu em 1º de junho, em São José de Ribamar, no Bairro da Maiobinha, onde ainda reside. Filho de Elzita leitão Dinis Nascimento e de João de Deus Cardoso Nascimento. Estudou do 1º ao 4º ano do primário no Colégio Estado do Mato Grosso, no Bairro Forquilha; o ginásio, do 5º ao 8º ano, estudou no CEMA; o 2º Grau concluiu no Colégio Henrique de LaRocque, formando-se em Técnico em Química.

1978 sua carreira de atleta profissional aconteceu por acaso, pois nunca teve  a intenção de se profissionalizar. Aos 24 anos de idade, foi convidado a disputar o Torneio Intermunicipal, por Barra do Corda-MA, destacando-se como vice artilheiro da competição, sendo, então, convidado a jogar profissionalmente pela S.E. Tupan; em seguida, foi contratado pelo Moto Club de São Luís; no ano seguinte, foi contratado pelo Expressinho, depois Imperatriz, de volta ao Tupan, e a seguir pelo América, de Morrinhos-GO; atuou pelo CRAC, de Catalão; pelo Mineiros, de Goiás; pelo Nacional de Uberaba-MG. E pelo Luziânia-GO. Considera que sua contribuição para o futebol foi excelente, tanto em São Luis, como em Goiás, e Minas Gerais. Sempre foi um mgrande atleta, sempre comprometido com sua profissão, encerrando a carreira sem causar nenhum problema.

 

JUVENAL MARINHO DOS PASSOS – JUCA BALEIA[1]

1959 nasceu em 03 de maio, em São Luis-MA, filho de José Pedro Roland dos Passos e de Euzébia Marinho dos Passos. Estudou no Colégio Josué Montello, no Sacavém; depois mudou para a Cohab e estudou no Colégio Julio de Mesquita, onde fez o primário, e começou seu percurso no futebol, montando um time na escola, e jogava como centroavante. Quando foi para o Colégio de São Luis, passou a ju9gar futebol de salão e, depois quando entrou no 2o grau no ‘Coelho Neto’, passou a jogar Handebol e Voleibol; o futebol, jogava em time do bairro da Cohab, o Olaria Atlético Clube, cujo técnico era Arias Barros. Começou como centroavante e, um dia, na falta de um goleiro, ocupou a posição, tornando-se campeão e daí, nuca mais saiu do gol. Hoje, é formado em Educação Física

1979 foi chamado para jogar no Sampaio Correia, juvenil na época, sagrando-se tricampeão maranhense, iniciando sua carreira no futebol. Do Sampaio, foi para o Expressinho (1979/82), onde jogou por três anos, sendo considerado o melhor do ano, na época, e revelação do primeiro ano; nesse periodo jogou também pelo Bacabal E.C.. 1983 foi para a equipe do MAC, onde ficou por 8 anos, sendo melhor do ano, e seleção maranhense. 1989 passa pelo Tupan. 1990/92 volta para o Sampaio, conseguindo um tricampeonato, e enfrenta os times da Seleção Carioca, Vasco da Gama, Palmeiras, jogando pela Copa do Brasil. 2001 aposenta as luvas, chegando a trabalhar como caminhoneiro. Atualmente, ganha a vida como professor de escolinha de futebol. Presidiu a AGAP-MA.

 

[1] PASSOS, Juvenal Marinho dos. JUVENAL MARINHO DOS PASSOS “JUCA BALEIA”, E SUA TRAJETÓRIS NO FUTEBOL MARANHENSE. São Luis: UniCEUMA/Curso de Educação Física : 2011. Trabalho de conclusão de curso de licenciatura em educação física, do UniCEUMA, como requisito para obtenção do título de licenciado em educação física. Orientador: Carlos Izone de Carvalho.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.