Comentários
Por
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 27 de Março de 2010 às 12:05.
Mauro, o ’comentário’ a que voce se refere, também é de autoria do João Batista Freire... e está em seu Blog no CEV... apenas tenho ’seguido’ o JoãoZinho e replicando aqui os seus comentários... mas sempre dirigindo ao seu Blog e explicitando a autoria... parabens ao JoãoZinho...
Por
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 25 de Março de 2010 às 22:23.
Tem um jeito muito simples de melhorar a educação física no Brasil. Não se trata de nenhuma receita mágica, menos ainda de assumir compromisso com teorias fantásticas. Façamos o seguinte: quando vocês forem dar vossa próxima aula, deem-na melhor que a última que deram. Se todos derem a próxima aula melhor que a anteriormente dada, a educação física será melhor, consequentemente, a educação brasileira será melhor. Simples, não? É isso mesmo, é simples assim. Vamos começar com um exemplo: suponhamos que vamos sugerir aos nossos alunos a brincadeira de pega-pega. Porém, nessa próxima aula, seria assim: a gente chama os alunos, senta com eles numa roda e conversa sobre essa brincadeira. Pergunta quem a conhece, pede para os alunos a descreverem e decide com eles que tipo de pega-pega será brincado. Depois da decisão, as crianças brincam do jeito que decidiram. O professor só observa. No final, senta novamente em roda com eles e conversa sobre a brincadeira realizada. Faz perguntas do seguinte tipo: vocês gostaram da brincadeira? Do que é que vocês mais gostaram? Teria um outro jeito de brincar? Quem não gostou? Para aqueles alunos que nunca abrem a boca, faz perguntas diretas.
Isso é só um exemplo. O que vale mesmo é a ideia de fazer a próxima aula melhor que a anterior. É uma questão de lógica.
Nos próximos dias, seguiremos com esses exemplos.
http://blog.cev.org.br/joaofreire/2010/vamos-melhorar-a-educacao-fisica-no-brasil/#comments
Por
Mauro Roberto Guterres Santiago
em 26 de Março de 2010 às 19:06.
Texto simples, direto e profundo, mas que retrata uma realidade triste. Estamos lutando para mudar essa realidade, sou professor/educador e por onde passo procuro deixar algum recado importante para transformar a situação atual da Educação Física. Temos responsabilidades e precisamos cumpri-las, o compromisso com vidas, ...
Acredito nessa transformação, mas acho que não vou estar vivo para usufrui-la, mesmo assim luto por ela, pois idealizo melhores condições de desenvolvimento para as futuras gerações.
Uma ação significativa: os professores dos cursos superiores devem atuar com essa preocupação, ter a vontade de formar os melhores professores de Educação Física.
Parabenizo o professor Leopoldo pelo seu comentário, muito inteligente, uma dica fácil para melhorar a atuação do professor.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.