Vamos implantar a educação física no Brasil Gosto de ler o que o JoãoZinho - João Batista Freire - escreve... http://blog.cev.org.br/joaofreire/ especialmente no CEV - www.cev.org.br (já se inscreveu?). Desde que me meti a ser responsável por esse Blog, pensava em escrever e postar coisas minhas. Depois ví que poderia usá-lo para disseminar algumas informações sobre a Educação Física, os Esportes e o lazer, de outros autores. É o que tenho feito, especialmenhte quando estou a seguir o JoãoZin... quando editava a revista do antigo CEFET-MA - que tiraram do ar... - o João havia autorizado a republicar seus artigos. Continuo o faznedo, apenas replicando, aqui, o seu blog... Ensinando educação física... nuncxa um texto do João foi tão profundo e ao mesmo tempo tão simples... por que não o seguimos? Não é despropositado o título. Muitos de nossos colegas, se não podem ser chamados de professores, pelo menos receberam diplomas nas Faculdades de Educação Física. O problema é que, de fato, não dão aulas. Fizeram faculdades, mas nunca estudaram, menos ainda entenderam o que é ser professor. Por qualquer motivo (chuva, vento, material, etc.), deixam de comparecer às aulas. Quando comparecem, é aquela coisa de jogar uma bola e deixar a garotada se divertir correndo atrás dela. Não fazem a menor ideia do que devem ensinar. Ora, uma disciplina que não sabe o que ensina, por qual motivo deveria existir na escola? Professor é profissão de quem estuda e eles nunca estudaram. Quando falo de melhorar a Educação Física, quando defendo a importância e a competência dos professores, estou falando de gente honesta, que age com dignidade. Não há qualquer motivo para incluir aí os malandros.

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 27 de Março de 2010 às 12:05.

Mauro, o ’comentário’ a que voce se refere, também é de autoria do João Batista Freire... e está em seu Blog no CEV... apenas tenho ’seguido’ o JoãoZinho e replicando aqui os seus comentários... mas sempre dirigindo ao seu Blog e explicitando a autoria... parabens ao JoãoZinho...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 25 de Março de 2010 às 22:23.

Vamos melhorar a educação física no Brasil

Tem um jeito muito simples de melhorar a educação física no Brasil. Não se trata de nenhuma receita mágica, menos ainda de assumir compromisso com teorias fantásticas. Façamos o seguinte: quando vocês forem dar vossa próxima aula, deem-na melhor que a última que deram. Se todos derem a próxima aula melhor que a anteriormente dada, a educação física será melhor, consequentemente, a educação brasileira será melhor. Simples, não? É isso mesmo, é simples assim. Vamos começar com um exemplo: suponhamos que vamos sugerir aos nossos alunos a brincadeira de pega-pega. Porém, nessa próxima aula, seria assim: a gente chama os alunos, senta com eles numa roda e conversa sobre essa brincadeira. Pergunta quem a conhece, pede para os alunos a descreverem e decide com eles que tipo de pega-pega será brincado. Depois da decisão, as crianças brincam do jeito que decidiram. O professor só observa. No final, senta novamente em roda com eles e conversa sobre a brincadeira realizada. Faz perguntas do seguinte tipo: vocês gostaram da brincadeira? Do que é que vocês mais gostaram? Teria um outro jeito de brincar? Quem não gostou? Para aqueles alunos que nunca abrem a boca, faz perguntas diretas.

Isso é só um exemplo. O que vale mesmo é a ideia de fazer a próxima aula melhor que a anterior. É uma questão de lógica.

Nos próximos dias, seguiremos com esses exemplos.

http://blog.cev.org.br/joaofreire/2010/vamos-melhorar-a-educacao-fisica-no-brasil/#comments

Por Mauro Roberto Guterres Santiago
em 26 de Março de 2010 às 19:06.

Texto simples, direto e profundo, mas que retrata uma realidade triste. Estamos lutando para mudar essa realidade, sou professor/educador e por onde passo procuro deixar algum recado importante para transformar a situação atual da Educação Física. Temos responsabilidades e precisamos cumpri-las, o compromisso com vidas, ...

Acredito nessa transformação, mas acho que não vou estar vivo para usufrui-la, mesmo assim luto por ela, pois idealizo melhores condições de desenvolvimento para as futuras gerações.

Uma ação significativa: os professores dos cursos superiores devem atuar com essa preocupação, ter a vontade de formar os melhores professores de Educação Física.

Parabenizo o professor Leopoldo pelo seu comentário, muito inteligente, uma dica fácil para melhorar a atuação do professor.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.