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Nova regra causa demissão de professores de Educação Física
30/04/2013
Sandro Neves

As aulas de Educação Física para os alunos dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental passaram a ser dadas pelos professores regentes, que ensinam em sala de aula. A decisão foi do Governo de Minas Gerais e a mudança passou a valer no início do ano. Segundo os professores de Educação Física, eles foram prejudicados, pois, a nova regra causou demissões em todas as escolas estaduais.

De acordo com um profissional que preferiu não se identificar, depois da nova determinação, ele perdeu 25 aulas em uma única escola estadual. Com isso, deixou de ganhar cerca de R$ 1.300,00 por mês.

Secretaria - Em nota, a Secretaria de Educação do Estado diz estar amparada pelo Conselho Nacional de Educação, naquilo que diz respeito ao ensino da Educação Física nos primeiros anos do ensino básico. Ainda segundo a Secretaria, os professores regentes receberão treinamento para as aulas de Educação Física e as turmas do ensino integral foram ampliadas, dessa forma, muitos profissionais devem ser remanejados.

http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/geral/2179/nova-regra-causa-demissao-de-professores-de-educacao-fisica

Comentários

Por Daniel Sodré Vieira
em 9 de Agosto de 2013 às 16:25.

Sou estudante de Educação Física licenciatura e fico muito revoltado com essa situação que o Estado está fazendo pois o Profissional está perdendo campo de trabalho para outros Profissionais que não são da área, será que eles vão ter competência em trabalhar na área de Educação Física não tendo noções algumas do curso, acho que os futuros Profissionais e os Profissionais já formados tem que fazer alguma coisa em defesa dessa situação se não cada dia vamos perder mais campo de trabalho.

Por Luana das Graças Silva Martins
em 9 de Agosto de 2013 às 17:01.

Todos nos estudantes e futuros profissionais ficamos dignados com esta nova lei, pois, com isso está desmerecendo o nosso curso que é tão bom fazer e que eu amo cada dia mais, mas vem uma dessas e vai me desanimando, pois, o professor regente pode ministrar as aulas de Educação Física mesmo não tendo os conhecimentos necessários e com isso desmerecendo o nosso curso e diminuindo os níveis das aulas de Educação Física. 

Por Edison Yamazaki
em 10 de Agosto de 2013 às 01:22.

Aqui no Japão uma regra parecida já vigora há mais de 30 anos e não houve diminuição na qualidade das atividades físicas e nenhum professor de educação fisica perdeu o emprego. Aulas de iniciação esportiva e/ou recreativas estão nas mãos do professores das classes e as aulas de educação física curricular quem dá é o professor de educação fisica da cadeira. Resumindo, na hora das birncadeiras é o professor da classe, nas hora de ensinar é o professor de educação fisica "verdadeiro". Existem os prós e contras nessa situação, mas nada tão demoníaco que gerem revoltas e greves.

Por Daniely Gonçalves Godinho
em 10 de Agosto de 2013 às 10:18.

Não concordo com o colega Edison Yamazaki, brincadeira e/ou esporte compete ao profissional de educação física pois é na idade inicial que é determinado o desenvolvimento do aluno, não que esse desenvolvimento não possa ser realizado mais tardiamente, além disso é na vivencia de atividades na escola que vão ajudar a determinar se futuramente esse aluno vai ou não se interessar por atividades físicas e isso não inclui só os esportes. Hoje a visão que se tem do profissional de educação física é daquele que ensina somente jogos coletivos, não veem que é na brincadeira que se pega o gosto pela coisa. E essas se não aplicadas de forma correta não surtem efeito nenhum, tudo tem um proposito e este deve ser bem trabalhado e por quem entende do assunto.

Por Rafaela Silva Rezende
em 20 de Janeiro de 2014 às 19:52.

A Educação Física  nos anos iniciais proporciona aos alunos  a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, além disso é responsável pelo desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo, e além do que, toda bagagem motora adquirido na infância é carregado por toda a vida do indivíduo.


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