Panathlon de Recife inaugurou Bosque da Fama

 

         Vinte e um atletas e dirigentes esportivos foram homenageados no dia 20 de março de 2016, no Jardim Botânico do Recife, no Curado. Uma área do equipamento público municipal receberá 21 mudas e espécies nativas da mata atlântica.

         Marcaram presença o presidente do Distrito Brasil do Panathlon Internacional, Pedro Roberto Pereira de Souza, o vice prefeito Luciano Siqueira, da secretária do Meio Ambiente Cida Pedroza, além do presidente do Panathlon Club Recife, Fortunato Russo e demais diretores, José Pinto Lapa, Edvaldo Vitório da Silva, Manoel Camelo Ferreira, Carolina Vanderlei Maciel e demais panathletas.

         Fizeram uso da palavra Cida Pedroza, que falou da insistência do presidente Fortunato, em fazer no Jardim Botânico, que após ser revitalizado, tem a presença de aproximadamente cem mil pessoas por ano e que este projeto é bem-vindo. Fortunato, presidente do Panathlon Club Recife, falou do amor ao esporte, e que este projeto teria que ser feito em Recife, para poder homenagear os grandes talentos de Pernambuco. Ressaltou que o período não foi o ideal, porque muitos atletas olímpicos estão em treinamento e foram representados por familiares, mas teve que conciliar a agenda política e do Jardim Botânico de Recife. Pedro Souza, presidente do Distrito Brasil, abordou que este é o terceiro Bosque da Fama inaugurado entre os 296 clubes de 29 países, e que os três são no Brasil, o primeiro foi a nove anos na cidade de São Paulo, instalado no Centro Olímpico do Ibirapuera, o segundo foi em Sorocaba durante o Congresso Nacional realizado em 2015, instalado no Jardim Botânico de Sorocaba, e o terceiro, este em Recife, cujo objetivo é perpetuar as pessoas que fizeram a história do esporte. Está é uma das grandes bandeiras do Panathlon, juntamente com o Fair Play, baseados nos quatro pilares do Panathlon Internacional que é Ação, Ética, Cultura e Amizade. Finalizando Pedro Souza, leu carta enviada pelo presidente do Panathlon Internacional Giacomo Santini aos panathletas de Recife e da alegria em perpetuar estes atletas quando da visitas de muitos jovens que não o conheceram. Pedro Souza, deixou uma sugestão para todos os presentes, que é inaugurar uma Praça Panathlon no ano de 2017 durante o Congresso Pan-Americano, que será realizado em Recife. Finalizando os discursos o vice prefeito Luciano Siqueira, falou da alegria em receber os amigos esportistas e familiares e de perpetua-los através do Bosque da Fama e que a prefeitura de Recife está sempre aberto ao Panathlon.

         A implantação do Bosque da Fama é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e a Panathlon Club do Recife. Instituição de caráter universal que reúne ex-atletas de todas as modalidades esportivas e pessoas ligadas ao esporte em geral, a Panathlon selecionou e convidou os homenageados. A maioria nasceu ou iniciou a carreira em Pernambuco.

         O Bosque da Fama ocupará uma antiga trilha. “Será mais um atrativo do Jardim Botânico, onde os visitantes poderão se informar sobre os atletas e seus feitos e conhecer mais sobre a Mata Atlântica”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

         Para isso, cada muda plantada na lateral da trilha será identificada. A placa contém o nome do atleta e seus principais títulos, além da denominação científica e vulgar da planta.

Lista dos homenageados e das espécies

André Felippe Falbo Ferreira (Pampa) – Campeão Olímpico – Voleibol (1992) –
pau-brasil (Caesalpinia echinata)

Marcelo Teles Negrão – Campeão Olímpico -Voleibol (1992) – embira-vermelha (Xylopia frutescens)

Jaqueline Maria Pereira de Carvalho Endres – Bicampeã Olímpica – Voleibol (2008 e 2012) – visgueiro (Parkia pendula)

Danielle Rodrigues Lins – Campeã Olímpica – Voleibol (2012) – pau-brasil (Caesalpinia echinata)

Suely Rodrigues Guimarães – Tricampeã Paraolímpica – Lançamento de Disco (1992 e 2004) – jacarandá-branco (Swartzia pickelii)

Roseane Ferreira dos Santos – Campeã Paraolímpica – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco (2000) – ubaia (Eugenia uvalha)

Ivanildo Alves de Vasconcelos-Bi-vice-campeão Paraolímpico – Natação – (2004 e 2008) – ipê-branco (Tabebuia roseoalba)

Yane Márcia Campos da Fonseca Marques -Bronze- Pentatlo Moderno (2012) – pau-brasil (Caesalpinia echinata)

Etiene Pires Medeiros – Campeã Panamericana- Natação (2007 e 2014) – embira-vermelha (Xylopia frutescens)

Rivaldo Vitor Borba Ferreira – Campeão Mundial – Copa do Mundo – 2002 –
pau-brasil (Caesalpinia echinata)

Keila da Silva Costa – Prata Saltos Triplo e em Distância Pan-americano (2007) – ubaia (Eugenia uvalha)

Deborah Hannah Pontes Nunes – Campeã Mundial Handebol (2013) – visgueiro (Parkia pendula)

Samira Pereira da Silva Rocha – Campeã Mundial Handebol (2013) –
Jacarandá-branco (Swartzia pickelii)

Ribamar Juvino Bandeira – Tetra Campeão Mundial – Pentatlo Militar (1985, 1990, 1991 e 1994) – pau-sangue (Pterocarpus rohrii)

Eduardo Nilton Agra Galvão – Campeão Mundial Basquetebol (1979) – ubaia (Eugenia uvalha)

Giuseppe Regina – Árbitro da Final de Voleibol Feminino Olimpíadas (1996) – ipê-branco (Tabebuia roseoalba)

Carlos Falcão – dirigente emérito – pau-sangue (Pterocarpus rohrii)

Newton Emanuel de Victor- esportista emérito – embira-vermelha (Xylopia frutescens)

Pedro Carvalho Santa Rosa – dirigente esportivo in memoriam – ubaia (Eugenia uvalha)

Edvaldo Leandro dos Santos – jornalista esportivo in memoriam – jacarandá-branco (Swartzia pickelii)

Liliane Salazar Talman de L’Armée – esportista emérita – ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.