Cevnautas da psicologia do esporte,

Como sabemos todos, a LA84 é uma fundação criada na batalha científica dos Jogos Olímpicos de Atlanta, e se tornou o maior repositório de documentos e publicações olímpicas do mundo, sob a liderança do Prof Wayne Wilson.

Esse documento, com o registro do Congresso de Psicologia do Esporte de 1913, que contou com a presença do Prof. Pierre de Coubertin e tudo, merece ser impresso e pendurado na parede:

http://www.la84foundation.org/OlympicInformationCenter/OlympicReview/1997/oreXXVI16/oreXXVI16w.pdf

Laercio

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Maio de 2013 às 16:10.

Boa lembrança Laércio,

Recordo que o Dr. Victor Matsudo sempre esteve presente em tais eventos e foi assessor internacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte presente ao Congresso Olímpico de Los Angeles. Inclusive, reproduzo parte de sua entrevista sobre situações interessantes que antecederam à partida final entre EUA e Brasil, em que perdemos a medalha de ouro. A mídia, então, criou rapidamente a expressão "geração de prata", o que não ocorreu recentemente, quando o Brasil foi derrotado para a Rússia na última Olimpíada.

Poderão apreciar no livro História do Voleibol no Brasil (vol. II) a pequena história das duas partidas entre as seleções dos EUA e do Brasil contada pelo Dr. Matsudo ao repórter Zuba Coutinho, Revista Placar de 7.9.1984, pág. 37-40:

“- No vôlei, os EUA entregaram o primeiro jogo contra o Brasil por decisão de um psicólogo. Mas este é apenas um dos segredos que a Olimpíada esconde. O senhor esteve hospedado na casa do psicólogo-chefe da equipe americana. Descobriu algum “segredo de Estado"?

Nesta final, o Brasil acabou enfrentando um Estados Unidos bem mais forte que o esperado e que apresentou muitas jogadas que antes procuraram esconder dos brasileiros. Eles, ao contrário, conheciam todas as nossas bolas e o nosso potencial. Depois dizem que nós somos os reis da malandragem”.

Por Rafael Moreno Castellani
em 12 de Junho de 2013 às 11:16.

Muito interessante Laercio!

Mais uma vez, obrigado!

abracos


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.