Apresentação:

O Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, promovido pela Unesporte e com apoio da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, é uma extensão do Fórum Internacional de Esportes e um evento único na área esportiva. Reúne os mais renomados profissionais mundiais da área de psicologia do esporte, possuindo representantes de todos os continentes.
A primeira edição do Congresso será realizada de 01 a 03 de junho de 2010, no Hotel Majestic em Florianópolis/SC. Nesta ocasião serão debatidas as mais recentes tendências na área da psicologia do esporte.

Público-alvo:
O público-alvo divide-se entre profissionais de educação física da área escolar, técnica e de gestão, docentes universitários, acadêmicos ligados à área esportiva, psicólogos, pesquisadores, dirigentes, autoridades, técnicos de órgãos governamentais, além de profissionais de diversos setores relacionados ao tema.

Inscrições:

a.    As inscrições para o Congresso Internacional de Psicologia do Esporte serão efetuadas via internet e estarão abertas (enquanto houver vagas), pelo site www.unesporte.org.br/psicologia até o dia 30 de maio (domingo).
b.    Pessoalmente: na UNESPORTE até o dia 28 de maio (sexta-feira). Endereço: Rua Trajano Margarida, nº 269 – Trindade – CEP 88036.050 – Florianópolis /SC.
c.    Após o dia 28 de maio, caso ainda existam vagas, as inscrições somente poderão ser feitas no local do evento.
e.    No credenciamento, os acadêmicos deverão apresentar carteira de estudante ou atestado de matrícula com papel timbrado da Universidade.
f.    Forma de pagamento: ao proceder sua inscrição via internet, o participante poderá selecionar a forma de pagamento, cartão de crédito (Visa) ou boleto bancário que deverá ser pago preferencialmente no Banco do Brasil, no prazo indicado no boleto.
g.    As inscrições somente serão homologadas após a confirmação, pelo banco da aprovação pela administradora do cartão ou do pagamento do boleto bancário.
h.    O boleto bancário pago deverá ser apresentado na secretaria do evento no ato da retirada da credencial.
i.    Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação.

Certificação:

Os certificados terão chancela universitária do CEFID-UDESC – Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, com carga horária máxima de 20 horas-aula (3 dias), para os participantes que obtiverem frequência mínima de 75%.

O participante que não obtiver a frequência mínima exigida em cada curso ou evento poderá solicitar à coordenação uma declaração das horas que participou.

Importante

Em casos excepcionais, a organização reserva-se o direito de substituir palestrantes, palestras e eventualmente alterar horário e ordem dos temas previstos na programação.

O participante que necessitar de atendimento especial deverá entrar em contato com a organização até 15 dias antes do evento.

PROGRAMAÇÃO – CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO ESPORTE
Coordenação: Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte

01 DE JUNHO 2010 – TERÇA-FEIRA

14h30 às 18h30 – palestras
Tema 1: Treinamento e a relação treinador atleta
Tema 2: A psicologia do esporte paraolímpico
Tema 3: Assistência e intervenção psicológica em carreiras esportivas
Tema 4: Enfrentamento da adversidade em altas performances

19h00 – Solenidade de abertura

02 DE JUNHO 2010 – QUARTA-FEIRA

08h30 às 12h00 - palestras
Tema 5: Aplicando eletroencefalograma na melhoria do esporte
Tema 6: Representação mental

14h00 às 19h00 - palestras
Tema 7: Novas tecnologias na psicologia do esporte
Tema 8: A teoria bioecológica na psicologia do esporte
Tema 9: Características motoras do estresse
Tema 10: Medo do fracasso: análise das consequências psicofisiológicas

03 DE JUNHO 2010 – QUINTA-FEIRA

08h30 às 12h00 - palestras
Tema 11: A teoria da atribuição na psicologia do esporte
Tema 12: Motivação em atividade física

Currículo dos palestrantes:

Dr. Sidonio Serpa (Portugal)
Licenciado em Educação Física e em Psicologia, Doutor em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, onde é professor de Psicologia do Esporte e coordenador do Mestrado Europeu em Psicologia do Esporte.

Dra. Natalia Stambulova (Suécia)
Doutora em psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Lenigrado, Rússia, e Doutora em Psicologia do Esporte pela Universidade Estadual de São Petersburgo, Rússia. Atualmente é professora de Psicologia do Esporte e do Exercício na Faculdade de Ciências Sociais e da saúde, em Halmstad, Suécia.

Dra. Traci Statler (Estados Unidos)
Doutora em Psicologia do Esporte pela Universidade Estadual da Califórnia, Estados Unidos, especialista em esporte paraolímpico, é professora assistente no Departamento de Ciências do Movimento, na Universidade Estadual da Califórnia, em Fullerton.

Dr. Abderrahim Bária (Marrocos)
Mestre em Educação Física pela Universidade de Montreal, Canadá, e Doutor em Psicologia do Esporte pela Universidade de Otawa, Canadá. É professor de psicologia do Esporte e Chefe do Departamento de Educação Física da escola Normal Superior de Casablanca. Presidente da Associação Marroquina de Psicologia do Esporte.

Dr. Gangyan Si (China)
Doutor em Psicologia do Esporte pela Universidade de Bielefeld, Alemanha. Atualmente é Chefe do Departamento de Psicologia do Esporte do Instituto de Esportes de Hong Kong e professor no Instituto de Educação Física em Wuhan, China.

Dr. Tsung-Min Hung (China)
Doutor em Educação Física pela Universidade Normal de Taiwan. Professor de psicofisiologia no Departamento de Educação Física da Universidade Normal de Taiwan. Presidente da Sociedade de Psicologia do Esporte da República Popular da China.

Dr. Athanasios Papaioannou (Grécia)
Licenciado em Educação Física pela Universidade Aristóteles, de Thessalonic, Grécia, Mestre e Doutor em Psicologia da Atividade Física, pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Atualmente é professor de psicologia do esporte na Universidade de Thessaly, Grécia.

Ms. Newton Santos Vianna Júnior (Brasil)
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor de voleibol e psicologia do esporte na Faculdade da Cidade de santa Luzia, e professor do curso de especialização em Fisioterapia Ortopédica, na Universidade federal de Minas gerais, Brasil.

Dra. Anotinette M. Minniti (Inglaterra)
Doutora em Psicologia do Esporte pela Universidade Trent de Nottinghan, Inglaterra. É professora de psicologia do esporte e do exercício no departamento de Educação Física da Universidade Trent de Nottinghan, e é consultora do programa nacional de Bolsa de Estudos para Atletas Talentosos, na Inglaterra.

Dr. Alexandre Garcia-Mas (Espanha)
Doutor em psicologia do Esporte pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha. É professor de psicologia do esporte no Departamento de Educação Física da universidade das Ilhas Baleares, e é Chefe da Fundação de Pesquisa Biomédica “Mateo Orfila”. É editor chefe da revista Psicologia Del Deporte.

Dra. Tatiana V. Ryba (Estados Unidos)
Doutora em Psicologia do Esporte e Estudos Culturais pela Universidade de Tennessee, Estados Unidos. É professora de psicologia do esporte e do exercício no programa de Mestrado Europeu da Universidade de Jyvaskyla, Finlândia. Editora convidada da revista internacional de Psicologia do esporte e do Exercício.

Dr. Thomas Schack (Alemanha)
Doutor em Psicologia e Ciência do Esporte pela Universidade Bielfeld, Alemanha. Professor de psicologia do esporte e neurociências no departamento  de psicologia e Ciência do Esporte da universidade de Bielfeld. Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte e Ciências Cognitivas da Universidade de Bielfeld.

Dr. Ruy J. Krebs (Brasil)
Mestre em Educação Física pela Universidade de Iowa, Estados Unidos, Doutor em Comportamento Motor pela Universidade de New Mexico, Estados Unidos. Professor de ciências do movimento humano e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Dra. Bola Ikulayou (Nigéria)
Doutora em Psicologia do Esporte pela Universidade de Bristol, Inglaterra. É professora de psicologia do esporte e do exercício no Departamento de saúde e educação Física da universidade da Nigéria. Membro do Comitê Olímpico da Nigéria.

Dr. Hiroshi Sekiya (Japão)
Doutor em Comportamento Motor pela Universidade de Louisiana, Estados Unidos. Professor na Escola de Pós-Graduação em Artes e Ciências, da Universidade de Hiroshima, Japão. Membro do Conselho Administrativo da Sociedade Japonesa de Psicologia do Esporte.

Local do Evento: Hotel Majestic, Avenida Beira Mar Norte, nº 2746, Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Agência de turismo credenciada:
Top Line Turismo
Fone: +55 (48) 3028.0010 - www.toplineturismo.com.br
e-mail: toplinetur@toplinetur.com.br
Passagens, hospedagem, alimentação e passeios.

Mais informações:

UNESPORTE – União de Instituições do Esporte, Educação Física e Lazer de SC
Rua Trajano Margarida nº 269 - Trindade
CEP 88036-050 - Florianópolis/SC - Fones: (48) 3335-6050/ 4104-0816
www.unesporte.org.br e-mail: unesporte@unesporte.org.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.