Bom dia a todos!!

Trago para vcs um entrevista realizada pela Universidade do Futebol com o treinador Fernando Diniz. Apesar de uma carreira recem iniciada, ele já vem conquistando bons resultados e credita a esse sucesso grande parcela aos aspectos emocionais e à psicologia do esporte.

http://www.universidadedofutebol.com.br/2012/02/4,10822,FERNANDO+DINIZ++TREINADOR+DO+CLUBE+ATLETICO+SOROCABA.aspx

Vamos comentar?

Abrços!

Comentários

Por Tiago Duarte
em 29 de Fevereiro de 2012 às 14:27.

Olá Rafael,

que ótimo receber um email seu!!! Ontém mesmo notei que a tempos não recebia notícias do CEV.

Realmente nem sempre é fácil conseguir a participação que se espera fazendo com que o conhecimento circule ao invés de ficar limitado aos nossos pensamentos.

Obrigado por não desistir de nós (Cevnautas) e apaixonados pela PE.

Quanto ao texto. Interessante, gostei da clareza com que ele emite sua opinião, infelizmente o site escolheu frase que destoan do resto do discurso para colocar sob as fotos.

Abraço,

Tiago

Por Tiago Duarte
em 29 de Fevereiro de 2012 às 14:28.

Desculpem os erros de ortografia na postagem anterior. Serei mais atento nas próximas postagens!

Por Edison Yamazaki
em 1 de Março de 2012 às 04:16.

Rafael,

É sempre bom saber que existem pessoas em busca de melhor qualidade para o esporte. Em relação ao Fernando Diniz, acho que como treinador de futebol, ele deveria estar cursando Educação Física porque é essa a matéria que vem primeiro para quem escolhe o esporte como profissão. Sou da opinião de que ter conhecimento teórico profundo, bom senso e alguma experiência de campo é suficiente para entender o "todo" do futebol.

Só para lembrar... o futebol brasileiro começou uma nova era em 1978 quando a seleção foi treinada por Claudio Coutinho. Naquela época ele já dizia sobre ocupar espaços, ponto futuro, ultrapassagens dos laterais, etc. Depois vieram Lazzaroni e por fim Parreira. Todos estudiosos do futebol.

A psicologia esportiva deve entrar como uma das ferramentas para aprimorar a performance dos atletas. O restante é treinamento e observação.

Abraços,

Por Rafael Moreno Castellani
em 10 de Abril de 2012 às 13:27.

Olá Tiago, Edison e demais colegas!!

O que me motiva compartilhar mensagens/reportagens/informações, enfim, todo tipo de conhecimento, é a interação e troca de experiências e opiniões entre nós. 

Pois é Edison... É fundamental que o conhecimento do Esporte como um todo e de qualquer modalidade esportiva não deve se limitar às experiências de atleta. Cursar uma faculdade e fazer cursos de qualidade é fundamental neste sentido! Provavelmente, teoricamente, o Diniz fez algum curso que o habilitasse a ser treinador e depois optou pelo curso de psicologia, mas concordo contigo que para quem busca se "relacionar" profissionalmente com esporte é fundamental cursar uma faculdade de Educação Física.

Agora fica a pergunta: Será que todas as faculdades de EF estão formando nossos alunos nesta perspectiva e com a qualidade que almejamos?

Abraços!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.