Por que os indivíduos sabendo dos benefícios da atividade física não praticam; como a psicologia pode auxiliar?
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André Luiz Vieira
em 14 de Novembro de 2014 às 18:53.
Muito obrigado pela contribuição! Observo os meus familiares e colegas de trabalho há cinco anos. Estou muito preocupado com as estratégias para reinserção do indivíduo na prática de atividade física.
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Patrícia Fayer
em 11 de Novembro de 2014 às 00:41.
Apesar de ser comprovado inúmeros benefícios da pratica de atividades físicas, ainda existe uma grande quantidade de pessoas que não praticam regularmente um exercício físico e outras desistem logo que iniciam, e isto pode estar mais ligado ao psicológico do que ao físico. Precisamos de motivação para praticarmos uma atividade. E isso se torna uma busca constante. Seria importante escolher a atividade que te agrada e que te faça sentir bem, curtir o momento da pratica da atividade, sem se preocupar apenas com os resultados, questionar os motivos pelo qual te levaram a pratica do exercício e saber esperar até que os resultados comecem a aparecer, e com certeza você verá que se exercitar é uma atividade que vale a pena.
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Roberto Affonso Pimentel
em 12 de Novembro de 2014 às 08:29.
Patrícia,
Motivar um indivíduo a realizar algo que ele ainda não se decidiu a fazer, comprar ou se identificar com algo, é um trabalho incessante e de paciência. Todavia, palavras pouco auxiliam a convencê-lo. Seria necessária algum estratagema que o "desperte" para alguma atividade.
Exemplo: convidei vários colegas de trabalho - mais de 45 anos - para atividade esportiva (voleibol) recreativa em um clube uma vez na semana, após o expediente. A maioria não se dispôs à prática. Indagados, afirmaram que só iriam se fosse futebol. Imediatamente providencei o material necessário e disponibilizei a quadra paa o futsal. Ficaram felizes...!
Só que ao lado, em outro quadra, eu procedia a brincadeiras e pequenos jogos de voleibol para ambos os sexos, com muito mais adeptos. Não demorou muito, os atletas de futebol deixaram a quadra e migraram para a quadra ao lado. E ficamos felizes para sempre...!
Moral da história: penso que "brincar" é um excelente fator motivador. Junto com a "atração" - a aula deve ter elementos teatrais e algumas surpresas - VOCÊ conseguirá conquistar mais alunos. A partir daí, eles serão os arautos da atividade, arregimentando mais e mais adeptos.
Veja mais em www.procrie.com.br/
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Rafael Moreno Castellani
em 12 de Novembro de 2014 às 09:51.
Olá André!
Como bem trouxe a Patrícia, a adesão de um indivíduo em uma determinada prática passa pela compreensão do constructo motivacional. Coexistem diversas teorias da motivação, mas penso que ainda não há uma que seja considerada unimidade. Uma referência importante é Weinberg & Gold (2001) e para eles a motivação é influenciada por uma variedade de comportamentos, pensamentos e sentimentos que incluem a escolha da atividade, o esforço da tarefa, intensidade do esforço e persistência frente ao fracasso.
O livro “Advances in Motivation in Sport and Exercise” poderá te ajudar nesse sentido. Nele verá a importância de teorias relacionadas, assim como o nível de aspiração/auto-eficácia, normas de referência, atribuição causal e percepção de competência. Outro ponto que destaco é o clima motivacional (Joan Duda, 2002). Esse pode nos ajudar a entender o exemplo trazido pelo Roberto.
Bom, além da motivação creio que a teoria da Resiliência pode nos ajudar a responder a sua pergunta também. Não é?
Espero ter contribuido...
Abraços,
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Wagner Pimenta da Rocha
em 20 de Novembro de 2014 às 13:22.
Actualmente, a actividade física é uma questão de saúde pública. Os benefícios inerentes à prática da actividade física são amplamente reconhecidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a actividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetsdo tipo II e cancro do cólon, reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, a melhorar a mobilidade e a promover o bem-estar psicológico.
Poderemos começar a falar dos benefícios da actividade física utilizando uma visão retrospectiva de alguém idoso que já tarde (uma vida inteira) percebeu aquilo que hoje vos transmito.
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Samuel Augusto Gois
em 21 de Novembro de 2014 às 21:10.
Como citado anteriormente, apesar de se compravar os benefícios das atividades físicas, muitas pessoas ainda assim acabam por não aderi-las em suas rotinas mesmo tendo conhecimento de seu benefício.
Tendo isso em mente,podemos dizer que o empecilho para essa não adesão pode ser de origem psicológica,e não física. Para podermos entender melhor os motivos dessa não adesão da prática esportiva,postarei abaixo o link de um artigo da Suraya Cristino DARIDO(Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista - Rio Claro.) O nome do artigo é " A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física". Neste artigo a autora procura entender a origem da não adesão dos alunos à prática esportiva,aplicando questionários em alguns alunos.
Expondo agora a minha opinião sobre o assunto,acredito que os motivos para a não adesão de um indivíduo à pratica de atividades físicas,tendo consciência de seus benefícios,esteja ligado a fatores antepassados e ambientais. As experiências tida com a prática esportiva gera uma grande influência na vida do futura do indivíduo. Uma pessoa que possa ter passado por momentos embaraçosos,ou até mesmo tediosos,pode criar uma certa apatia pela prática, o que geraria esse afastamento. É de suma importância que os profissionais de Educação Física tenham a consciência do impacto que essas experiências geram em uma pessoa em uma fase de desenvolvimento físico e mental,e que saiba programar suas aulas gerando fatores motivacionais em todos os alunos. A fase inicial da prática esportiva é determinante na adesão ou não do indivíduo à mesma.
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Samuel Augusto Gois
em 21 de Novembro de 2014 às 21:11.
Segue abaixo o link do artigo citado:
http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551
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Thayane da Silva Campideli
em 25 de Novembro de 2014 às 00:17.
É recorrente o caso de pessoas que entram em academias e nem sequer esperam os primeiros três meses para decidirem abandonar a atividade. Fatores como a dificuldade de viver uma nova rotina, dificuldades na execução de exercícios, desmotivação devido a capacidade física atual entre outros motivos contribuem para esse fracasso. É importante que a pessoa tenha uma motivação intrísica e que a academia ofereça motivações extrínsica para que o aluno consiga se adaptar a uma nova vida e consiga reverter a situação e passar a ser uma pessoa ativa e motivada sempre!
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Ivonei da Silva Salazar
em 25 de Novembro de 2014 às 10:54.
É sempre muito difícil vencer a preguiça e começar a praticar exercícios físicos. Tudo isso porque os seres humanos tendem sempre a repetir os mesmos hábitos e resistir aos novos. Portanto, para dar adeus ao sedentarismo é preciso muita força de vontade e motivação. Deixar de lado o cansaço após um longo dia de trabalho e outros afazeres é sempre uma das maiores dificuldades e desculpas encontradas por quem não pratica exercícios físicos. Porém, eles são de extrema importância para nossa saúde física e mental e devem ser praticados regularmente.
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Isabella Cristina de Carvalho
em 25 de Novembro de 2014 às 11:07.
Que a atividade física trás melhorias à saúde, ajuda na prevenção, no controle e no combate de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, depressão, entre outras, é fato e creio que todos já saibam. A pergunta que fica é : quais fatores fazem com que o indivíduo ciente de tantas melhorias pra saúde física e mental influenciam para a permanência no sedentarismo ? Lendo um pouco mais sobre o assunto pude notar que ambiente social, apoio de familiares e amigos, acesso a locais apropriados, falta de objetivo, preguiça e comodismo estão diretamente ligados à prática de atividades físicas.
Alguns autores vêem como alternativa para o reingresso dos indivíduos para a prática esportiva, a motivação. Segundo Magill (1984) à motivação refere como causa de um comportamento. O mesmo define motivação como algumas força que vem de dentro, impulso ou uma intenção, que leva uma pessoa a fazer algo ou agir de certa forma.
Nós profissionais de educação física devemos ficar atentos no que motiva cada indivíduo, uma vez que cada um dará uma resposta diferente à cada estimulo, e claro orienta-los para que façam sempre atividades que eles gostem, que os façam sentir melhores, começar com uma intensidade moderada e algumas vezes na semana, aumenta los progressivamente,fazer atividades com amigos e/ou familiares é uma ótima alternativa para os que não gostam de praticar exercícios sozinhos.
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Samuel Augusto Gois
em 25 de Novembro de 2014 às 13:34.
A investigação sobre a realação entre atividade física e saúde começou por volta dos anos 20, focalizando-se sobretudo nas doenças coronárias, estendendo-se posteriormente ao estudo de uma vasto conjunto de problemas e condições associaas com o sedentarismo. No início do século XXI é claro que um estilo de vida pouco saudável e sedentário se relaciona com um conjunto de enfermidades adveras (Blair ,2000)
Precisa-se então rever conceitos e estudos sobre atividade física, saúde e a relação com a motivação. Afim de melhorar a visão geral sobre tal e consequentemente aumentar o número de praticantes, tendo em vista uma melhora na saúde.
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