Prezado Laércio e Colegas Tocadores,

Bom dia! Espero que todos esteja bem.

A questão colocada sobre: para que serve o CEV vem me incomodado faz dias. A deixei latente no meu pensamento até que pudesse aventurar alguma sugestão de resposta que ajudasse no debate. Estou lendo o livro "STEVE JOBS" de Walter Iaacson, São Paulo: Companhia das Letras, 2011, que ganhei de presente de aniversário. São 607 páginas. É uma leitura interessante e minha curiosidade é fazer uma leitura profunda das características subjetivas de Jobs que o levaram a ser um ícone do mundo digital.

Na página 450n li o seguinte parágrafo:

Embora cidadão do mundo digital, ou talvez justamente por conhecer seu potencial de isolamento, Jobs era um firme defensor dos encontros ao vivo. "Existe uma tentação em nossa era digital de pensar que as ideias podem ser desenvolvidas por e-mail e no iChat", disse ele. "Loucura. A criatividade vem de encontros espontâneos, de conversas aleatórias. A gente encontra alguém por acaso, pergunta o que está fazendo, diz uau, e logo começa a borbulhar com todo o tipo de ideia."

SERÁ QUE NOS ESTÃO FALTANDO ENCONTROS REAIS E NÃO DIGITAIS? DISCUTIR EM GRUPOS PRESENCIAIS REAIS OS CAMINHOS DO CEV? COMO TORNÁ-LO INTERESSANTE, UMA CURIOSIDADE E FERRAMENTA ÚTIL AOS USUÁRIOS?

VAMOS AS DISCUSSÕES.

UM ABRAÇO.

Antonio

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 21 de Dezembro de 2011 às 12:42.

Cevnautas, Tubarão (Pra quem não sabe, o pioneiro do CEV, Dr ARRSantos  http://cev.org.br/qq/antonio_santos é o famoso treinador Tubarão, do voleibol de tempos mais difíceis da modalidade)

  Para esses encontros presenciais temos, desde 2010, as DesconferenCEV. Presenciais e também transmitidas pela Internet pra quem não conseguiu se deslocar. Uma hora de duração. Não conseguimos gravar a segunda, realizada no Pré-IIICONBIDE de Porto Alegre, mas o Eduardo Carreiro http://cev.org.br/qq/ecarreiro conseguiu gravar a primeira, pelo SESI-SP, no evento de Instalações Esportivas.

http://cev.org.br/biblioteca/desconferencev-i-sao-paulo-2010/

   A idéia é fazer uma DesconferenCEV em todo e qualquer evento que a gente conseguir. Já pensou se cada cevnauta, dentre nós - 29.084 hoje - consiga isso em seus congressos internacionais, ou na semana da EF na faculdade?

   Vamos nessa?
   Laercio

Por Rafael Moreno Castellani
em 10 de Janeiro de 2012 às 20:45.

Olá Antonio!!

Esse é um ponto q tb tenho refletido quando procuro analisar os cursos EAD´s que estão brotando por todos os cantos. As vantagens de um encontro presencial são notórias. Por suas vez, as vantagens de um "encontro" virtual tb são notórias. Fica pra mim, portanto, o entendimento q ambos devem acontecer.

Desse modo, vejo com bons olhos a sua ideia, assim como a proposta apontada pelo Laercio. Temos q arrumar algum jeito de inserir a DesconferenCEV nos congressos incluindo-a na programação dos mesmos ou ao menos não conflitando com a programação destes para evitarmos q sejam esvaziadas. Estivemos juntos em alguns congressos Laercio e essa foi uma dificuldade, né professor?

Enfim, se marcarmos um encontro presencial (que eu possa ir) seja num congresso, num intervalo de jogo de futebol ou num boteco, eu to dentro! rsrs

Abracos,


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.