Cevnautas da Psicologia,

O artigo sugerido pelo Prof Leopoldo Ferrer http://cev.org.br/qq/leopoldo-ferrer/ no Grupo Psido-Desporte merece a tradução do resumo e a prateleita da nossa biblioteca. Quem adota o resumo? (pode postar direto aqui na comunidade) Laércio
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De: Leopoldo Ferrer por  googlegroups.com  (Há 4 horas)

.... hola colegas, este artículo se los comparto porque me pareció inetresante

Tempo and intensity of pre-task music modulate neural activity during reactive task performance
Daniel T. Bishop, Michael J. Wright and Costas, I. Karageorghis Brunel University, UK

Abstract
Research has shown that not only do young athletes purposively use music to manage their emotional state (Bishop, Karageorghis, & Loizou, 2007), but also that brief periods of music listening may facilitate their subsequent reactive performance (Bishop, Karageorghis, & Kinrade, 2009). We report an fMRI study in which young athletes lay in an MRI scanner and listened to a popular music track immediately prior to performance of a three-choice reaction time task; intensity and tempo were modified such that six excerpts (2 intensities × 3 tempi) were created. Neural activity was measured throughout. Faster tempi and higher intensity collectively yielded activation in structures integral to visual perception (inferior temporal gyrus), allocation of attention (cuneus, inferior parietal lobule, supramarginal gyrus), and motor control (putamen), during reactive performance. The implications for music listening as a pre-competition strategy in sport are discussed.

Keywords: affect, basal ganglia, emotion, fMRI, sport

Psychology of Music September 2014 42: 714-727, first published on July 17, 2013

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 12 de Novembro de 2015 às 15:22.

Cevnautas da Psicologia,

A coringa do CEV, e Presidenta da Federação de Handebol do Canadá, Raquel Pedercini http://cev.org.br/qq/raquelpedercini/ , adotou a tradução do resumo:

Tempo e intensidade da pré-tarefa em música modulando a atividade neural durante o desempenho da tarefa reativa 
Daniel T. Bishop, Michael J. Wright and Costas, I. Karageorghis Brunel University, UK

Resumo
A pesquisa mostra que não só os jovens atletas propositadamente usam a música para administrar o seu estado emocional (Bishop, Karageorghis, & Loizou, 2007), mas também que escutar música por breves períodos pode facilitar o posterior desempenho reativo (Bishop, Karageorghis, & Kinrade, 2009). Relatamos um estudo de fMRI em que jovens atletas estavam em um scanner de ressonância magnética ouvindo uma música popular imediatamente antes da execução de uma tarefa em que era possível escolher entre três tipos de reação; intensidade e ritmo foram modificados de modo a que seis trechos (2 intensidades × 3 tempi) foram criados. Atividade neural foi medidaem todo o processo. Mais rápidos tempi e maiores intensidades produziram coletivamente ativação em estruturas integradas para a percepção visual (giro temporal inferior), alocação de atenção (cuneus, lóbulo parietal inferior, o giro supramarginal) e controle motor (putâmen), durante a execução reativa. São discutidas as implicações para ouvir música como uma estratégia de pré-competição no esporte.
Palavras-chave: afeição, gânglios basais, emoção, fMRI, esporte

Laércio

Por Roberto Affonso Pimentel
em 13 de Novembro de 2015 às 10:32.

Laércio, grato pelas dicas. Istome possibilita repassar aos interessados no tema as futuras experiências que estamos programando.

Caso consiga emplacar o projeto que estarei enviando à Fundação Lemann, eis o que sepretende realizar ao criarmos um Centre de Referência em Iniciação Esportiva - Procrie (www.procrie.com.br) no Rio de Janeiro. Muitas atividades já foram realizadas por quatro anos nas praias de Icaraí (Niterói) e Copacabana (Rio). 

-------------------------------------------------   MÚSICA, UMA JANELA PARA O APRENDIZADO ESPORTIVO  ----------------------------------------------

Clínica Investigativa

Tatear Pedagógico, subsídios para teses e mudanças

Não há progresso significativo sem investigação. É preciso acabar com o clima de desconfiança há muito existentes entre os teóricos e os práticos para a resolução dos problemas.

I Simpósio Internacional de Ciência para a Educação

Rio de Janeiro, 5 e 6/jul/2015

Temas relativos à Música

Música, uma janela para o aprendizado - Expertise musical: da neuroimagem à genética do comportamento - Sincronia musical e atenção em crianças na escola - Benefícios biológicos do treinamento musical sobre o desenvolvimento do cérebro - Intervenção musical melhora processamento neural da estrutura temporal na música e na fala em crianças.

Avaliação (autor participou)

Dado o exíguo tempo destinado aos expositores, a variedade de temas, ficou explícito que investigações se aproximam de resultados positivos na prática que confirmam os estudos. 

Notícias recentes...

Pesquisas mostraram que não só os jovens atletas propositadamente podem usar a música para gerir o seu estado emocional (Bishop, Karageorghis, & Loizou, 2007), mas também que breves períodos de audição de música podem facilitar seu posterior desempenho reativo (Bishop, Karageorghis, & Kinrade, 2009) [...]
 

Antecedentes...

Em 1975, ao participarmos do 1º Simpósio Mundial de Minivoleibol (Suécia), o professor francês Cassignol nos brindou com uma aula (filme) sonorizada com trompete. Imagino que um ato acompanhado de musicalidade deixe seu rastro na mente que se pode percorrer novamente. Ao ouvir mais tarde o mesmo som, há de se formar no pensamento idêntica disponibilidade para aquela ação. Pretende-se desenvolver a pesquisa.

Arte musical... por George Pólya, matemático húngaro

Embora de forma menos óbvia, ensinar tem também algo em comum com a música. Sabem com certeza que professores não devem dizer uma coisa apenas uma ou duas vezes, mas três, quatro ou mais vezes. Porém, repetir a mesma frase várias vezes sem pausas ou alterações pode ser terrivelmente aborrecido e anular a própria intenção. Ora, o professor pode aprender com os compositores a fazê-lo melhor. Uma das principais formas de arte musical é "ar com variações". Transpondo esta forma da música para o ensino, faz com que se diga uma frase da forma mais simples e que depois se repita com uma pequena alteração; depois se torna a repeti-la com um pouco mais de cor, e assim sucessivamente, pode finalizar-se retornando à formulação original simples.

Ensino de línguas... Lembrando que há algum tempo a musica está presente e faz parte da estratégia de ensino de línguas.

 


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