Bom dia a todos!!

Segue outra reportagem para refletirmos o papel da psicologia do esporte na arbitragem!

’Minha cabeça pede descanso’, diz árbitro Leonardo Gaciba

Árbitro perdeu o escudo da Fifa e projeta voltar no próximo ano

Zero Hora Porto Alegre

Leonardo Gaciba apita jogo no Maracanã

Outra vez Leonardo Gaciba tropeçou na prova física. Na segunda-feira, o gaúcho perdeu o escudo da Fifa depois de parar no quinto dos dez tiros de 150m do teste em Montevidéu. Nesta terça-feira, recebeu como consolo a indicação para buscar o penta no prêmio de melhor árbitro do Brasileirão. Talvez por isso, Gaciba estivesse sorridente ao conversar com o jornal "Zero Hora" no meio da tarde desta terça, direto de sua academia na capital gaúcha.

Zero Hora: Você foi reprovado no teste físico e perdeu o escudo da Fifa. O que aconteceu?
Leonardo Gaciba: Não adianta. Realmente, estava precisando de descanso. Vou ganhar férias depois de 20 anos de profissão. É bom tirar um pouco da pressão psicológica. Devo ingressar no quadro especial da CBF.

Como assim?
É para ex-Fifa. Para quem foi do quadro internacional e pode voltar. Ainda tenho mais um ciclo de Copa do Mundo. Teria mais uma disputa. O negócio é focar para o ano que vem.

O problema é psicológico?
Preciso de férias. É uma rotina muito grande. Quem já passou por esporte de alta performance sabe o que é isso. Necessito desse descanso. Minha cabeça pede um pouco de descanso. Por um lado, será positivo. Será um ano com exigência física menor, testes menores. Acredito em destino e no que está escrito. Não sou de chorar o leite derramado.

Significa ficar o ano inteiro sem apitar pela Fifa?
O quadro da Fifa é eleito em 1º de janeiro e a vigência é de um ano. O que pode acontecer é em outubro eu receber convite da CBF para as provas. Vou trabalhar para fazer de 2010 o melhor ano da minha vida. Tenho alguns defeitos para corrigir.

Quais defeitos?
Gostaria de melhorar a sinalização, alguns vícios. Gosto muito de ver jogos de colegas para tirar coisas positivas. E o quadro da Fifa te dá menos tempo para isso. Farei uma temporada de imersão profunda. Verão um cara muito motivado.

Mas suas temporadas são boas. É sua quinta indicação a melhor do Brasileirão.
Isso me consola. Minha preocupação era não ter baixa técnica. O nível, eu mantenho. Fisicamente, me considero no melhor momento da carreira. Sou o único indicado para as cinco edições do prêmio. É uma vitória bacana.

Você parece bastante tranquilo, mesmo com a perda do escudo.
Estou tranquilo. Minha família me recebeu muito bem. É essencial ter harmonia em casa. Tenho o conforto dos meus "alunos-amigos". São muitas coisas boas na vida para se prender a tudo. Quem faz o escudo é o homem, não o escudo que faz o homem. Não vou deixar de ser o Gaciba com outro escudo. Como diz minha mãe, dona Janete, Gaciba não cai, se ajoelha.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.