18/11/2011 - 08h17

Beckham é mais um a criticar Blatter em polêmica sobre racismo. Dirigente se desculpa

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

Beckham classificou como terríveis os comentários de Joseph Blatter sobre o racismo no futebol

COMENTÁRIOS DE BLATTER SOBRE RACISMO CAUSAM FUROR NO REINO UNIDO

"JOGADOR QUE SOFRE INSULTO RACIAL EM CAMPO DEVE ACEITAR A SITUAÇÃO", DIZ BLATTER

Após dizer que não há racismo no futebol, o presidente da FIFA Joseph Blatter foi severamente criticado. Nesta quinta-feira (17), foi a vez da estrela inglesa do futebol David Beckham condenar as declarações do dirigente classificando-as como "terríveis".

O suíço de 75 anos foi criticado após os comentários que fez na última quarta-feira (16) onde ele ainda acrescentou que, caso incidentes como estes aconteçam, os jogadores devem aceitar isso como uma provocação e resolverem a situação com um aperto de mão ao final da partida.

 

"Eu acho que os comentários foram terríveis. E eu acredito que muitas pessoas também acharam isso. Não penso que isso foi bom para o futebol", disse Beckham em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

 

"É óbvio que o racismo está presente no futebol e na vida nesses últimos anos. Não se pode simplesmente jogar para debaixo do tapete ou se encerrar o assunto com um simples aperto de mãos", finalizou o meia que atualmente joga no Los Angeles Galaxy.

 

Beckham foi mais um dos jogadores a se posicionar contra o dirigente esportivo. Um dos líderes das críticas a Joseph Blatter é o também inglês Rio Ferdinand, do Manchester United que, através de seu twitter, sugeriu a Blatter abandonar o cargo que ocupa há 13 anos.

 

Ian Wright, ex-jogador e pai de Shaun Wright-Phillips, da seleção atual, também se posicionou. Colunista do jornal The Sun, ele anunciou que vai recusar o convite da Fifa para participar da festa que distribuirá a Bola de Ouro no fim do ano. "Os comentários de Blatter sobre o racismo são tão errados que mudaram tudo", disse Wright. 

 

Nesta sexta-feira, em entrevista à BBC, Blatter pediu desculpas pelas declarações feitas, lamentando as infelizes palavras que causaram um grave incidente. Assegurou também que não tem intenção de renunciar ao cargo que ocupa desde 1998, apesar dos inúmeros pedidos vindos da Inglaterra, incluindo do primeiro ministro britânico David Cameron.

 

"Não podia imaginar tal situação mas não posso renunciar. Deixar o cargo seria injusto e incompatível com meu espírito lutador, meu caráter", disse Blatter.

 

Os comentários de Blatter repercutiram muito mal na Inglaterra, devido a recentes problemas envolvendo os jogadores John Terry e Luis Suarez, que estão sendo investigados pela Federação inglesa por insultos raciais.

 

Para finalizar o presidente da FIFA disse que os jogadores que fazem insultos raciais deveriam ser expulsos e que a luta contra o racismo deve continuar.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.