Dando continuidade ao debate acerca de programa de rádio iniciado pelo professor Andras, esclareço abaixo meu ponto de vista sobre rádio e seu alcance, acrescentando algumas sugestões para o formato, ou seja, o projeto editorial da inserção.

Rádio é uma mídia de difusão em um tipo de público que espera uma linguagem mais direta, objetiva e acessível, com menos informação "por segundo ao quadrado".
Penso, assim, que a inserção não deveria superar um minuto, sendo que os primeiros e os últimos 15 segundos reservados à vinheta de chamada da inserção, importante para destacá-la das demais inserções publicitárias da grade das rádios.

Segmentando o público das rádios por horário e por região, talvez tenhamos diferenças significativas que poderíamos inclusive explorar na seleção do conteúdo da inserção: penso que cinco da manhã uma rádio rural atinge um público com perfil diferente de uma rádio urbana, no mesmo horário; em rádios rurais, fora do horário de pico do deslocamento para o trabalho, talvez o público ouvinte seja mais feminino e dedicado a afazeres domésticos enquanto nas urbanas, o público tende a ser bastante heterogêneo.

Há conteúdos, entretanto, que penso serem de importância para a maioria: informações sobre posturas corretas para afazeres do dia-a-dia, por exemplo. E minha sugestão vai nessa direção, quando poderíamos fazer um projeto multi-disciplinar aqui no CEV, tendo a comunidade dos PSF buscando essas inserções em seus municípios, e nossa comunidade ocupando-se da produção do material com subsídios das diversas comunidades e sempre remetendo às informações completas em www.cev.org.

O que acham disso?

Comentários

Por András Vörös
em 4 de Setembro de 2009 às 13:37.

Cara Claudia e demais:

perfeito e pertinente o teu comentário, e inicialmente pensei no Minuto da Educação Física nos moldes regionais como propões, despertando vocações regionais, com as necessidades regionais.

O CEV será um grande banco de dados de matérias e conteúdos, criados e enviados pelos correspondentes regionais.

Os textos disponibilizados seriam gravados por cada um dos divulgadores.

Rsta definir o formato do apliicativo (o Audacity é muito bom , conforme sugestão da Claudia), pois uma unificação facilita a escuta por parte de todos.

Só me resta perguntar o que é PSF ?   as siglas são muito enganosas as vezes, principalmente para os que não as conhecem....como eu....

Por Cláudia Bergo
em 4 de Setembro de 2009 às 15:00.

Ops...

Programa de Saúde da Família!

;)))


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