Essa semana eu estava assistindo a certo canal de TV onde se discutia o novo formato ou a nova Proposta Pedagógica para o ENEM desse ano. Fiquei muito feliz com os comentários, pois só constatei que nós da Educação Física, há algum tempo já trabalhamos em nossas, aulas com propostas Pedagógicas inovadoras onde o objetivo é formar alunos críticos, que tenham coñdições de fazer uma leitura da realidade, que sejam criativos e que sejam atores de transformação da sociedade a qual estão inseridos.

Comentários

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 26 de Setembro de 2009 às 20:31.

Soraya,

Estou chegando do CONBRACE hoje e podemos dizer que por esse imenso Brasil há experiências inovadoras que merecem ser divulgadas com mais intensidade... Dizendo isto, acredito que aqui no RN será possível encontrar projetos dignos de uma ampla divulgação. O problema é que o nordestino se "acostumou" a conviver com uma baixa auto-estima... Precisamos mudar esta atitude! Um grande abraço, Katia

Por Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Setembro de 2009 às 00:10.

Professora Doutora Kátia,

Em 1975 estive por duas vezes em Recife realizando os primeiros cursos para professores a respeito do Minivoleibol. Foi uma experiência deliciosa e marcante. Ambos os cursos foram programados pelo SESI-Nacional no seu programa de Iniciação Esportiva que acabou há muito tempo.

Infelizmente, não tive a oportunidade de seguir para Mossoró, onde também houve cursos. Mas nada impede que proporcionemos aos seus conterrâneos a oportunidade de se desenvolverem na difícil arte de ensinar. Enviei projeto para a Secretaria de Educação de Maceió (ver Comunidade Ed. Física em Alagoas) que prevê além de aulas práticas, uma Formação Continuada de professores via internet. Se estiver interessada, fale-me a respeito. Tenho as melhores referências do País - Carlos A. Nuzman, Bernardinho e a CBV - pois todos já foram meus "clientes" e não se arrependeram, muito pelo contrário.

O programa a ser produzido no Estado é para o universo escolar e pode ser estendido a outras práticas desportivas. Pedagogicamente, a linha a seguir é "Aprender a Ensinar". Aliás, se me acompanhar pelas diversas Comunidades desse CEV perceberá minha transparência e objetivos.

Roberto Pimentel.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 28 de Setembro de 2009 às 19:47.

Roberto,

Estamos procurando identificar aqui no RN experiências/projetos na área da Educação Física, Esporte e Lazer que valorizem o ser humano, toda sua subjetividade. Temos que trazer a nossa corporeidade para o centro do processo educacional e não deixá-la na periferia, enfatizando esta ou aquela vivência específica própria da cultura corporal. Isso não impede que possamos trocar ideias sobre as inovações que estão surgindo pelo Brasil. É importante que tenhamos no CEV ou em outro local vídeos disponíveis sobre essas experiências. Para nós, criar condições para um processo autopoiético do esporte como igualmente do lazer já se torna prioridade, considerando os megaeventos esportivos que estão vindo para o Brasil. A Educação Física Escolar não é uma "disciplina" como outra qualquer. Não podemos nos limitar a conteúdos da cultura corporal. Somos profissionais da Educação e da Saúde. Precisamos assumir este desafio com competência e muita responsabilidade. Agradeço a sua intenção em colaborar com o avanço pedagógico da nossa área. Vamos prosseguir dialogando...Um abraço, Katia

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 29 de Setembro de 2009 às 07:07.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.