Olá a todos

Lendo alguns trabalhos brasileiros recentes sobre esporte, estive pensando se a realização da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 pode estimular, de alguma forma, pesquisas nas diversas áreas relacionadas aos estudos do esporte. Gostaria de convidá-los a debater sobre estas possibilidades, e quem sabe disseminar problematizações e idéias a respeito.

Abraços a todos.

Comentários

Por Márcia Cristina Silva
em 16 de Janeiro de 2010 às 02:17.

Legal Gabriel Vargas, eu acho super proveitoso para todos seria muito bom. Este debate com várias pessoas agregadas da área seria ótimo para um debate porque na verdade cada um mora em um canto desse mundo vive coisas novas, aprende coisas novas, passamos coisas novas para nossos alunos e futuros alunos e um debate seria essencial principalmente pra muito aqui como eu que me inscrevi para ser voluntária na olimpiadas 2016 espero que consiga participar vai ser de ótimo estimulo para meu curriculo, minha profissão neh!

Galera se depender de mim eu aprovo SIM esse debate com os educadores e futuros!

Aguardo respostano meu CV vou e-mail marciasilva19@yahoo.com.br

Bjão.

Por Laercio Elias Pereira
em 15 de Janeiro de 2010 às 09:16.

Pessoal, Gabriel,
Certamente teremos um Congresso Científico Pré-Olímpico que o ICSSPE <www.icsspe.org> costuma organizar alguns dias antes dos Jogos.
Temos no CEV TODOS os trabalhos apresentados em Atenas (acho que é o único lugar da Internet que tem isso:

http://cev.org.br/eventos/athens-2004-pre-olympic-congress/trabalhos/ - a idéia é colocar todas as edições, mas ainda não tivemos fôlego :-(

Não tenho notícia sobre congressos acompanhando as copas de futebol, mas seria uma boa oportunidade para realizar uma edição do Congresso Mundial Ciência e Futebol. Achei o calendário de realizações desses congressos no banco de dados do CEV, que foi uma mensagem da lista cevbibli:

http://listas.cev.org.br/pipermail/cevbibli/2006-July.txt

6th Congress on Science and Football
17 - 21, 2007 Antalya, Türkiye
http://www.wcsf2007.org

5th World Congress on Science and Football.
Lisboa, Portugal, 11-15 April 2003

Fourth World Congress of Science and Football Sydney,
Australia,22 — 26 February 1999

Third World Congress of Science and Football  Cardiff,
Wales in April 1995

Second World Congress of Science and Football
Eindhoven, Netherlands 22Nd-25th May 1991

First World Congress of Science and Football,
Liverpool (England) 1987

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 18 de Janeiro de 2010 às 19:27.

Olá Grabriel e demais participantes,

Este é um momento importante para a ciência do esporte no Brasil, depois de cerca de três décadas de críticas ao esporte desferidas por intelectuais orgânicos de visão marxista ou neomarxista, que exerceram destacada influência sobre a educação física no Brasil. As consequências dessa influência, que felizmente estão sendo superadas, são exatamente o empobrecimento da discussão sobre o esporte, especialmente os aspectos pedagógicos e metodológicos. Com esse pequeno comentário, já estamos tematizando sobre a história recente do esporte no país. Há vários outros aspectos que merecem ser estudados neste período. Esta é uma oportunidade ímpar para pesquisar, por exemplo, detecção e desenvolvimento de talentos, pois a maioria dos nossos representates em 2016 têm hoje entre 10 e 20 anos de idade. Um tema, entretanto, é atemporal: a política de esporte. Entendo que todos os outros temas dependem do entendimento que os gestores têm do que é esporte e da capacidade de definir a política adequada para o setor. Esse é um problema que, parece, tão cedo vamos superar, considerando o que vem ocorrendo na gestão federal. Exemplo? O que foi feito do Programa "Descoberta de talentos" do Ministério dos Esportes? Lembram? Visitem a página do ME e leiam sobre o Programa, se ainda estiver lá. Bem, já tem bastante assunto para outras discussões. Vou ficar ligado. Enquanto isso vou enviar para Laércio artigo que publiquei sobre política de esportes no Brasil há cerca de três anos, mas continua atual.

abraço,

Por Márcia Cristina Silva
em 18 de Janeiro de 2010 às 19:56.

Entre essa e muitas outras a o que se analisar, não gosto de usar a palavra discutir.

E obrigada Aldemir Teles pela indicação irei visitar a pag. do ME e estudar os outros vários assuntos a se preocupar.

Desde já grata!

Márcia Cristina.

Por Gabriel Vargas
em 19 de Janeiro de 2010 às 22:33.

Saudações a todos,

Como o professor Aldemir mencionou, a detecção e desenvolvimento de talentos é um tema que, creio eu, estará em alta nos próximos momentos - especialmente na mídia. Já houveram reportagens na TV e hoje mesmo li uma matéria na revista Go Outside que apontava algumas "apostas".

Com isso, temos um cenário que poderíamos discutir, ou analisar, em todos os braços da educação física. Mas se há um que me preocupa, é a área escolar. Arrisco dizer que a soma de professores despreparados/desatualizados, influência da mídia, o momento esportivo e possíveis políticas públicas de "descobertas de talentos" possa bagunçar ainda mais a área!

Para ser absolutamente sincero, não espero que algum aluno me pergunte como fazer para se tornar atleta olímpico, ou ao menos que este espírito invada tanto as aulas, especialmente nas escolas de periferia, cujos alunos não apenas estão na periferia social, mas também na periferia da informação (e não é por falta de oportunidade de acesso, mas isto é tema para outras discussões). Mas é inegável que uma "inspiração" massiva irá pairar sobre as aulas. O que quero dizer, enfim, é que professores de educação física terão uma grande oportunidade para lecionar esportes, ou para trabalhar com esportes (conforme a corrente teórica de cada professor - se ele conhecer alguma!). E novamente me arrisco, dizendo que justamente este foco é alvo de inúmeros debates. Mas desta vez, quem sabe, teremos oportunidade de ver como anda a educação física escolar brasileira. Claro que não por quantos atletas ela ajudará a formar, e sim por como estamos ajudando a formar as pessoas.

Abraços

Por Márcia Cristina Silva
em 20 de Janeiro de 2010 às 15:56.

Olá pessoal;

Pessoal eu ainda insisto no debate com os educadores de educação física séria essencial. Para conheçer o que cada educador está aprendendo de fato séria legal, poxa a copa 2014 e as olimpiadas 2016 ta ai séria uma ótima chance. E claro que sabemos que o mundo está cheio de problemas para se descutir, mais convenhamos desde que nasci o mundo está cheio de problemas e nós a cada dia que se passa não conseguimos resolver 1 problema e de vagar

" vixi " principalmente aqui no Brasil que a banda demora a tocar, mais conseguimos. 

Gente nascemos num ótimo país vejam o futebol o brasileiro principalmente em épocas de Copas e de Olimpiadas nossa é lindo de se ver, vejam nosso vôlei, vejam nosso futsal, vejam nossa natação, vejam (...) etc. Cara é muita gente boa agora pensa eu gostaria muito acho que eu e muitos que nossa economia, nossa politica, nossa policia, nossa gente que não jogassem lixos nas ruas, que não encinasse nossas crianças e jovens a traficar e a matar para se tornar adultos ladrões e corruptos que em nosso país existe infelizmente.

Agora imaginem um Brasil como brilha no esporte brilhando nós outros setores sem a corrupção, ajudando o próximo.

Temos muito o que conversar galera falta muito do ser não só no esporte mais em tudo.

Gabriel Vargas que teve e a idéia e eu gostei, vamos debater vamos levar os educadores para um congresso do esporte. Só marcar onde e quando.

Desde já grata!

Márcia Cristina. 

Por Guilherme Tucher
em 24 de Abril de 2010 às 17:47.

Amigos, outro dia entrei no site do COB e tomei conhecimento sobre vários cursos na área da Educação Física que eles oferecem. Minha surpresa foi saber que eles são restritos a ex atletas, pois segue política do COI...

Por Laercio Elias Pereira
em 24 de Abril de 2010 às 18:03.

Opa, Guilherme, pessoal, esses cursos insinuam alguma formação profissional? Sem carteirinha do Conselho? Laercio

Por Guilherme Tucher
em 25 de Abril de 2010 às 15:19.

Alguns são escolhidos (pois parece seguir política internacional de apoio a ex-atletas) e outros indicados por confederações e clubes.

Por Gabriel Vargas
em 23 de Outubro de 2010 às 15:15.

Pelo que tenho visto, as discussões mais frequentes ao redor da Copa e dos Jogos tematizam as políticas públicas de esporte e lazer.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.