Cevnautas do Rugbi,

     Vamos comentar & ampliar essa? Laearcio

JC e-mail 4520, de 18 de Junho de 2012.
      
Terças Tecnológicas apresenta tecnologias para inclusão do rugby nas escolas
    
Incluído nas Olimpíadas de 2016, o rugby recebe apoio do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) para sua difusão entre alunos de escolas públicas. Os resultados do projeto Desenvolvimento de equipamentos para massificação do Rugby, serão apresentados ao público no ciclo de palestras Terças Tecnológicas desta terça-feira (19), às 14h30, no auditório do INT, no Rio de Janeiro.

Cadeiras de rodas infantis, uma baliza desmontável e um escudo de proteção almofadado para treino (contact pad) são algumas das inovações tecnológicas obtidas. Além dos equipamentos, o projeto, Coordenado pelo Núcleo de Desenvolvimento Social do INT, envolve elaboração de métodos e capacitação de treinadores, desenvolvidos inicialmente no município de Niterói (RJ), através da campanha "Eu jogo rugby. E você?". Financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o trabalho tem parceria com as secretarias municipais de Educação e de Esportes de Niterói, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), o Niterói Rugby Football Clube e a empresa Alphamix.

"Após as fases de desenvolvimento dos equipamentos e capacitação dos professores, o projeto se volta agora para o treinamento dos alunos das escolas públicas", relata a coordenadora do projeto, Maria Carolina Santos, do Núcleo de Desenvolvimento Social do INT, que falará sobre as ações gerais do trabalho. O analista de Ciência e Tecnologia, Gustavo Menezes, apresentará a experiência com o tag rugby, uma versão que está servindo para iniciar os alunos na prática do esporte. "Ao contrário do rugby tradicional, essa modalidade substitui o contato físico pela retirada de tags (espécie de bandeiras) presas à cintura dos adversários", explica Gustavo.
 
Os detalhes do desenvolvimento dos equipamentos, por sua vez serão mostrados pelo designer Júlio Augusto da Silva, da Área de Desenho Industrial do INT. Ele mostrará como foram projetadas as primeiras cadeiras de rodas especialmente concebidas para a prática de rugby entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A elaboração envolve o trabalho da equipe do Laboratório de Ergonomia do Instituto, que realizou medições antropométricas em alunos com dificuldade motora. Em abril deste ano, dez cadeiras, incluindo versões de ataque e defesa, foram entregues na Escola Municipal Paulo Freire, em Niterói.

Além das novas cadeiras, Júlio apresentará a nova versão da baliza "H", usada como meta para marcação dos tries (equivalentes ao gol do futebol), aprimorada para melhor transporte, segurança dos jogadores e adaptação aos campos. Também mostrará as características do novo contact pad, escudo de proteção almofadado usado nos treinos, melhorado e patenteado pelo INT.

(Ascom do INT)

Comentários

Por Bruno Ferreira Cattaruzzi
em 21 de Junho de 2012 às 21:48.

Bela iniciativa, é o rugby evoluindo!

Alguém tem a informação de quando poderemos encontrar esses produtos nas lojas?

 

Bruno Cattaruzzi


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.