Sobre a Obra

O livro São Paulo Cam­peão Bra­si­leiro 1977, pu­bli­cação in­de­pen­dente de Ale­xandre Gi­es­brecht, é uma rica e de­ta­lhada his­tória sobre o pri­meiro tí­tulo naci­onal do São Paulo, con­quis­tado na le­gen­dária final contra o Atlé­tico Mi­neiro, em pleno Mi­neirão, após um jogo emo­ci­o­nante e uma tensa dis­puta por pê­naltis. Mas o livro não se atém a esse jogo: conta jogo a jogo como foi a cam­panha in­teira, desde a es­treia, em 16 de ou­tubro de 1977, uma vi­tória sobre o Náu­tico no Re­cife por 1 a 0 (gol de Ser­ginho), até a festa que in­vadiu a ma­dru­gada do dia 6 de março de 1978, quando a de­le­gação já havia re­tor­nado ao Morumbi.

Com pre­fácio de Celso Un­zelte, o livro traz ainda, em suas 134 pá­ginas, fi­chas téc­nicas com­pletas de todos os jogos do São Paulo no tor­neio, in­clu­sive com clas­si­fi­cação ro­dada a ro­dada, para si­tuar a si­tu­ação de cada uma das par­tidas, além de uma ta­bela com todos os jogos dos ou­tros times e as clas­si­fi­ca­ções dos ou­tros grupos - sim, na­quele tempo o Cam­pe­o­nato Bra­si­leiro ainda es­tava a duas dé­cadas e meia de ser or­ga­ni­zado em pontos corridos.

Endereço: http://www.jogosdosaopaulo.com.br/livro-sao-paulo-campeao-brasileiro-1977/

 

[]´s

Erik Ávila

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Maio de 2012 às 14:59.

Olá Erik,

Pregou-me uma peça. Explico: interessei-me pelo tema quando li o título, mas logo me decepcionei com o assunto - futebol. O meu interesse está voltado para a História do Voleibol no Brasil e parece que ainda vai levar tempo para nos livrarmos ou aprender a conviver com a cultura futebolística.

Vejo no seu currículo que é técnico da equipe da Escola Naval, o que me fez lembrar o primeiro concurso público para provimento de professores da instituição em 1968. Fui aprovado, mas por dois bons motivos declinei d tomar posse. Como é a vida de um técnico na EN atualmente? 

Por Erik ávila
em 16 de Maio de 2012 às 11:09.

Caro Roberto, bom dia!

Fiquei feliz em ver ser interesse pelo link, obrigado.

Sim, sou técnico da equpe de basquete da EN e Oficial temporário, ou seja, meu tempo aqui é contato. Temos vários professores concursados "das antigas" como o Prof. Nilo Lancetta, o Prof. Garrido, Prof. Carosa dentre outros grandes e a vida aqui não está fácil não.. muitas cerimônias atrapalhando o desenvolvimento esportivo das equipes representativas.

Mas se formos pensar no verdadeiro objetivo da EN não temos do que reclamar, enfim, não se formam atletas nesta Escola e sim Oficiais da Marinha do Brasil.

Vamos nos falando.

[]´s

Erik Ávila


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.