Concurso para atuar no NASF em Minas Gerais para educadores físicos nas cidades de CANDEIAS, CAMACHO E SÃO FRANCISCO DE PAULA.
O concurso possui vagas para FARMACÊUTICO; FISIOTERAPEUTA; FONOAUDIÓLOGO; NUTRICIONISTA; PSICÓLOGO eles farão prova de português e saúde pública e os educadores físcos prova de português e conhecimento específico. Distinção interessante de acompanhar e disseminar, pois realmente com os planos de ensino na temática atividade física e saúde não nos aproximamos da área de saúde pública e só reforça a ideia de que somente iremos conduzir grupos de atividade física (exercício, práticas corporais, etc) sem passar perto dos princípios de promoção da saúde e do SUS.
http://www.pciconcursos.com.br/concurso/nasf-nucleo-de-apoio-a-saude-da-familia-mg-7-vagasNesse site de concursos da área de educação física em diversas áreas inclusive na saúde !
Abraços,
Douglas Andrade
EACH - USP
Comentários
Por
Laercio Elias Pereira
em 13 de Agosto de 2011 às 14:38.
Douglas, Cevnautas,
O que podemos fazer a partir disso? Vamos de campanha? Em que direção? Ou vamos mais uma vez passar a bola para outras profissões? Como sabemos todos a criação do CONFEF deu uma sobrevida para a Educação Física, já que a Fisioterapia vinha de Fisioterapia Preventiva, o Psicologia dizendo que qualquer movimento era campo da Psicomotricidade, e o Turismo determinando que qualquer atividade de lazer seria com eles. Será que acabou o gás? Periga o Profissional de Educação Física procurar emprego como auxiliar do Fisioterapeuta? Laércio
Por
Douglas Roque Andrade
em 16 de Agosto de 2011 às 09:50.
Laercio e CIA,
Acho que o espaço não está ameaçado, mas carecemos de legitimidade. Geralmente há um discurso que quem deve promover a atividade física, exercícios ou práticas corporais deve ser o profissional de educaçao física. Quando somo indagados sobre o por que, geralmente a resposta é somos preparados para isso.... Ahhh tá... e por que ou o que nos diferencia e garante à área essa exclusividade? Muitos ficam sem argumentos... ou argumentos rasos como estudamos fisiologia, anatomia, etc... o que de fato não nos diferencia de outras formaçoes... em função do seu questionamento acabei me deparando com um artogop que discute como o tema saúde coletiva está presente na graduação da educação física que pode ser lido pelo link: http://migre.me/5v9vJ (O autor analisou somente USP e UNICAMP). Na perspectiva de um trabalho visando a integralidade que o SUS solicita há espaço para todos os profissioanais (inclusive os que nao são da área da saúde). Basta reconhecermos nossas limitações e que não vamos salvar o mundo mesmo que as pessoas se tornem mais ativas e estudar mais ;-)
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.