Bão, o PL que esta a tramitar pelo Senado - vi esta semana uma discussão muito grande entre os Senhores Senadores - os médicos de um lado, defendendo seu feudo, os não-médicos da área da saúde, opondo-se a sua aprovação... o senador médico tem razão, só ele entende de saúde... o senador bioquimico diz que tem suas prerrogativas... o senador farmaceutico diz que só ele sabe das coisas... a senadora biomedica diz que estudou tanto quanto os outros ew quer o seu quinhão desse imenso latifundio... e não vi ninguem da educação fisica - o Paulo Rubem (PE) é senador ou deputado ou ornitorrico? o Requião (o Mauricio, não o Roberto, seu irmão..., e ornitorrico, deputado ou senador? sei que fazia lançamento de martelo, ao tempo do Colegio Estadual do Paraná...)
a proposito, dos profissionais da área de saude falam de todos, menos do profissional de educação física... em que pesem as aspirações profissionais, onde ficamos nessa? ou desconhecem que atuamos na área, que estamos no NSF, ou não temos importancia - nosso Conselho Profissional, fica onde?
O PLS no 25/2002 – A LEI DO ATO MÉDICO
O PLS no 25/2002 objetiva tão-somente regulamentar os atos médicos, fortalecendo o conceito de equipe de saúde e respeitando as esferas de competência de cada profissional. Em nenhuma linha encontraremos violações de direitos adquiridos, arrogância ou prepotência em relação aos demais membros da equipe. Ninguém trabalha pela saúde da população sozinho, e muito menos sem a presença do médico. A análise do conteúdo dos cinco artigos do Projeto mostra a relevância da matéria, permitindo maior compreensão acerca da importância de sua aprovação.
Artigo 1º - A definição
Art. 1º - Ato médico é todo procedimento técnico-profissional praticado por médico habilitado e dirigido para:
A prevenção primária, definida como a promoção da saúde e a prevenção da ocorrência de enfermidades ou profilaxia;
A prevenção secundária, definida como a prevenção da evolução das enfermidades ou execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos;
A prevenção terciária, definida como a prevenção da invalidez ou reabilitação dos enfermos.
O Projeto tem como objetivo definir, em lei, o alcance e o limite do ato médico. Para tanto, este artigo 1º expõe de maneira clara a definição adotada pela Organização Mundial da Saúde no tocante às ações médicas que visam ao benefício do indivíduo e da coletividade, estabelecendo a prevenção, em seus diversos estágios, como parâmetro para a cura e o alívio do sofrimento humano.
A definição do ato médico foi elaborada com base nesta ordenação de idéias porque, na medida em que abrange todas as possibilidades de referir procedimentos profissionais na área da saúde, essa classificação pareceu ao autor a melhor maneira de sintetizar clara e lealmente os limites da atividade dos médicos. Com sua utilização, parece ser possível diferenciar o que se deve considerar como atividade privativa dos médicos e quais os procedimentos sanitários que não o são.
Como se vê, o conceito de cura não se opõe ao de prevenção, vez que a cura, quer com o sentido de tratamento quer como resultado dele, está implícita na prevenção secundária. Razão pela qual não faz sentido opor a medicina curativa à medicina preventiva, posto que aquela é parte integrante desta.
O inciso I trata da atenção primária, que cuida de prevenir a ocorrência de doenças, através de métodos profiláticos, e das ações que visem à promoção da saúde para toda a população. A prevenção primária reúne um conjunto de ações que não são privativas dos médicos; ao contrário, para que obtenham êxito exigem a co-participação de outros profissionais de saúde e até mesmo da população envolvida.
O inciso II, por sua vez, estabelece os atos que são privativos dos médicos. São aqueles que envolvem o diagnóstico de doenças e as indicações terapêuticas, atributos que têm no médico o único profissional habilitado e preparado para exercê-los, além dos odontólogos em sua área de atuação.
Não se incluem, aqui, os diagnósticos fisiológicos (funcionais) e os psicológicos, que são compartilhados com outros profissionais da área de saúde, como os fisioterapeutas e os psicólogos. O diagnóstico fisiológico se refere ao reconhecimento de um estado do desenvolvimento somático ou da funcionalidade de algum órgão ou sistema corporal. O diagnóstico psicológico se refere ao reconhecimento de um estado do desenvolvimento psíquico ou da situação de ajustamento de uma pessoa. No entanto, quanto se trata do diagnóstico de enfermidades e da indicação de condutas para o tratamento, somente o médico e o odontólogo, este em sua área específica, possuem a habilitação exigida para tais ações. E os médicos veterinários, no que diz respeito aos animais.
O inciso III aborda as atividades de recuperação e reabilitação, também compartilhadas entre a equipe de saúde. Não são atos privativos dos médicos. Por medidas ou procedimentos de reabilitação devem ser entendidos os atos profissionais destinados a devolver a integridade estrutural ou funcional perdida ou prejudicada por uma enfermidade (com o sentido de qualquer condição patológica).
Os dois parágrafos que complementam este artigo explicitam quais os atos privativos dos médicos e os compartilhados com outros profissionais:
§ 1º - As atividades de prevenção de que trata este artigo, que envolvam procedimentos diagnósticos de enfermidades ou impliquem em indicação terapêutica, são atos privativos do profissional médico.
§ 2º - As atividades de prevenção primária e terciária que não impliquem na execução de diagnósticos e indicações terapêuticas podem ser atos profissionais compartilhados com outros profissionais da área da saúde, dentro dos limites impostos pela legislação pertinente.
Há um consenso indubitável acerca destes conceitos, estabelecidos há milênios pela prática da Medicina. Diante da estupefação de alguns pela inexistência, até hoje, de lei que afirmasse o óbvio, vale esclarecer que nunca houve tal necessidade antes, o que só agora se impõe em virtude do crescimento de outras profissões na área da saúde. Estabelecer limites e definir a abrangência do ato médico passou a constituir um assunto de extremo interesse de toda a sociedade, e não apenas dos médicos.
Artigo 2º - Atribuições do CFM
Art. 2º - Compete ao Conselho Federal de Medicina, nos termos do artigo anterior e respeitada a legislação pertinente, definir, por meio de resolução, os procedimentos médicos experimentais, os aceitos e os vedados, para utilização pelos profissionais médicos.
Este artigo estabelece a competência do Conselho Federal de Medicina em definir os atos médicos vedados, os aceitos e os experimentais, à luz da ética e do conhecimento científico existente.
Vale ressaltar que o estabelecimento de atribuições em lei para os conselhos federais de fiscalização profissional não constitui inovação para o dos médicos. A análise das leis que regulamentam outras profissões da área de saúde assim o demonstra:
DECRETO no. 88.439/83 - Biomedicina
Art. 12º - Compete ao Conselho Federal:
XVIII – Definir o limite de competência no exercício profissional, conforme os currículos efetivamente realizados.
LEI no 3.820/60 – Farmácia
Art. 6º - São atribuições do Conselho Federal:
g) expedir as resoluções que se tornarem necessárias para a fiel interpretação e execução da presente lei;
j) deliberar sobre questões oriundas do exercício de atividades afins às do farmacêutico;
l) ampliar o limite de competência do exercício profissional, conforme o currículo escolar ou mediante curso ou prova de especialização realizado ou prestada em escola ou instituto oficial;
m) expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições ou competência dos profissionais de Farmácia, conforme as necessidades futuras;
Parágrafo único - As questões referentes às atividades afins com as outras profissões serão resolvidas através de entendimentos com as entidades reguladoras dessas profissões.
LEI no. 5.766/71 – Psicologia
Art. 6º - São atribuições do Conselho Federal:
d) definir, nos termos legais, o limite de competência do exercício profissional, conforme os cursos realizados ou provas de especialização prestadas em escolas ou institutos profissionais reconhecidos;
n) propor ao Poder Competente alterações da legislação relativa ao exercício da profissão de Psicólogo;
Artigo 3º - As atividades de direção e chefia médicas
Art. 3º - As atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria, supervisão, desde que vinculadas, de forma imediata e direta a procedimentos médicos e, ainda, as atividades de ensino dos procedimentos médicos privativos, incluem-se entre os atos médicos e devem ser unicamente exercidos por médicos.
Este artigo preconiza que os cargos de direção e chefia diretamente relacionados aos atos médicos sejam exercidos exclusivamente por médicos. Não há nada de extraordinário nisso. As leis que regulamentam as outras profissões da saúde sempre realçaram este quesito, garantindo-lhes as chefias de enfermagem, nutrição etc. Senão, vejamos:
LEI no. 8.234/91 – Nutrição
Art. 3° - São atividades privativas dos nutricionistas:
I – direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;
V – ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;
VI – auditorias, consultorias e assessoria em nutrição e dietéticas;
DECRETO no 85.878/81 – Farmácia
Art 1º - São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos:
II - assessoramento e responsabilidade técnica em:
a) estabelecimentos industriais farmacêuticos em que se fabriquem produtos que tenham indicações e/ou ações terapêuticas, anestésicos ou auxiliares de diagnóstico, ou capazes de criar dependência física ou psíquica;
b) órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se executem controle e/ou inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de produtos que tenham destinação terapêutica, anestésica ou auxiliar de diagnósticos ou capazes de determinar dependência física ou psíquica;
IV - a elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionadas com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica;
V - o magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica, obedecida a legislação do ensino;
DECRETO no 53.464/64 – Psicologia
Art. 4º - São funções do Psicólogo:
II – Dirigir serviços de Psicologia em órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, paraestatais, de economia mista e particulares.
III – Ensinar as cadeiras ou disciplinas de Psicologia nos vários níveis de ensino, observadas as demais exigências da legislação em vigor.
VI – Realizar perícias e emitir pareceres sobre a matéria de Psicologia.
LEI no 6.965/81 – Fonoaudiologia
Art. 4º - É da competência do Fonoaudiólogo e de profissionais habilitados na forma da legislação específica:
g) Lecionar teoria e prática fonoaudiológicas;
h) Dirigir serviços de Fonoaudiologia em estabelecimentos públicos, privados, autárquicos e mistos;
LEI N. 7.498/86 – Enfermagem
Art. 11 - O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem cabendo-lhe:
I - privativamente:
a) Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;
c) Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem;
h) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;
Com o intuito de aclarar essa intenção, o parágrafo único deste artigo dissipa todas as dúvidas que poderiam existir:
Parágrafo único – Excetuam-se da exclusividade médica prevista no caput deste artigo as funções de direção administrativa dos estabelecimentos de saúde e as demais atividades de direção, chefia, perícia, auditoria ou supervisão que dispensem formação médica como elemento essencial à realização de seus objetivos ou exijam qualificação profissional de outra natureza.
Uma direção administrativa, uma secretaria ou até mesmo o Ministério da Saúde podem ser cargos exercidos por profissionais não-médicos desde que, em respeito à lei, haja um responsável técnico médico para responder pelas questões técnicas e éticas que envolvam aquela instância administrativa. Nenhuma novidade neste passado recente de nosso país. Os dois últimos titulares da Pasta da Saúde, por exemplo, foram economistas.
Artigo 4º - O exercício ilegal da Medicina
Art. 4º - A infração aos dispositivos desta lei configura crime de exercício ilegal da Medicina, nos termos do Código Penal Brasileiro.
O exercício ilegal da Medicina é crime, tipificado no Código Penal Brasileiro em seu artigo 283. Ressalte-se que este artigo reforça o preceito legal, lembrando que a profissão médica requer habilitação, aqui entendida como a legalização de uma atividade social regulamentada.
Artigo 5º - O respeito às outras profissões regulamentadas
Art. 5º - O disposto nesta lei não se aplica ao exercício da Odontologia e da Medicina Veterinária, nem a outras profissões de saúde regulamentadas por lei, ressalvados os limites de atuação de cada uma delas.
Se alguma dúvida havia acerca da extrapolação de direitos, este artigo a desfaz completamente. O objetivo deste Projeto restringe-se simplesmente a definir a abrangência e os limites dos atos médicos, resguardando as prerrogativas definidas em lei para as outras profissões da área de saúde.
EDUCAÇÃO FÍSICA????????
Comentários
Por
Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 10 de Novembro de 2009 às 22:07.
Caros,
O projeto de lei regulamenta as intervenções sociais dos médicos, não há problema. Não pode esta lei colidir com outras já aprovadas, entre elas aquela que regulamentou a profissão de educação física. E o fato da Lei 9696/98 não ter sido mencionada no Projeto de Lei não a invalida. Como disse o legislador, não existia lei que afirmasse o óbvio, que agora não é tão óbvio assim.
Ainda que o Leopoldo Gil clame por uma maior presença do CONFEF nesta discussão específica (não sei dizer como foi, não acompanhei), não parece existir motivos para grandes preocupações para a Educação Física.SDsGuilherme
Por
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 8 de Dezembro de 2009 às 11:00.
Guilherme,
A questão a que me refiro é de que Educação Física foi regulamentada há dez anos! e os legisladores, ao que parece, ainda não sabem disso... ou a nossa profissão é tão sem importancia, hoje, que nem ao menos lembram de que existe e é regulamentada e, ainda, é um dos profissionais requeridos nos NASFs, com suas atribuições regulamentadas e explicitas através da Portaria do Ministério da Saúde que estabeleceu esses nucleos, dentro do SUS...
Entendo que nossa formação deixa a desejar. Mas a atuação do Sistema CONFEF/CREF deve ir para além da simples fiscalização e arrecadação das taxase expedição da carteira... sei de experiencia,como funciona esse Sistema aqui no Nordeste... tenho visto barbaridades, ainda hoje, como a expedição de carteiras para provisionados... ainda hoje!!!! é so verificar o CREF5 - CE-PI-MA...
Sei que a defesa da profissão cabe aos Sindicatos e,ainda que não necessáriamente, às desacreditadas APEFs - se é que ainda existem... - ao CONFEF cabe a defesa da sociedade da atuação dos maus profissionais - como em toda profissão... mas...
Sei que o legislador procurou ’enquadrar’ ato que não estava previsto no órgão regulador, mas daí o entendimento, de muitos CRMs de que todos os demais profissionais que atuam na área de/da saúde terem que ficar subordinados ao médico e que somente ele pode prescrever qualquer coisa, na área de saúde, é estabelecer uma reserva de mercados sem precedentes, passando, nós outros, a simples ’atendentes’, acompanhando o que o ’dr’ mandou... ainda, nas questões de atividades físicas, de melhoria de qualidade de vida, através da educação física, dos esportes e dos lazeeres, sou mais eu, do que meu Cardiologista, do que minha Endrocrinologista, de meu Reumatologista... mesmo porque, quando nos encontramos nas caminhadas pelas praias e/ou na academia, sou eu quem os oriento sobre a melhor forma de realizar qualaquer exercício... nós somos, nessa área, os especialistas... o trabalho deve ser integrado... pede-se, sempre, respaldo de um médico para o inicio da atividade fisica, mas a reciproca não é verdadeira - meu Cardiologista tira um programa de uma máquina, para que eu siga, depois do checape anual... ninguem consegue fazer aquilo... e discuto com ele, de igual para igual... ato médico? soy contra...
Por
Daniela Itaborahy
em 15 de Dezembro de 2009 às 15:07.
Puxa vida, Leopoldo...
Me senti como você nesta situação ao se questionar a todo instante: a nossa profissão regulamentada fica esquecida?
Acabo de receber de uma amiga, casada com um também profissional de Educação Física, uma convocação que está sendo encaminhada para centenas de pessoas, afim de entrarem no site do Senado e votar na enquete para a aprovação do ato médico.
Então resolvi ler mais a respeito. O redação final do substituto sobre o exercício da medicina que da está disposto no site: http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=enquete_ant.
Muito do que se lê na internet facilmente pode ser interpretado como se o profissional de Educação Física não soubesse quais são suas responsabilidades profissionais, quiçá as da Medicina.
Precisamos por o pé no chão e afirmar que exercemos a profissão em sua plenitude.
Cabe a cada um ler o projeto de lei com atenção e posicionar-se. Uma chance para isso é dar sua opinião na coluna da esquerda deste site. http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=enquete_ant.
Por enquanto o NÃO está com 65% de votos. Apesar de os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira, creio que seja um bom indicativo para perceber a opinião de alguns navegantes deste barco chamado vida!
Será que ninguém entendeu até hoje a interdisciplinariedade que tanto se fala nas graduações???
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