A Microsoft lançou no começo de 2012 uma rede social voltada para educadores inovadores que ainda é pouco conhecida. A Pil Network reúne conteúdo e ferramentas que contribuem para a prática pedagógica de todos os níveis de ensino. Nela, os professores podem se conectar, trocar informações e integrar suas salas.

São 119 países ligados pela plataforma e os materiais estão disponíveis em 40 idiomas, incluindo o português, graças ao recurso Microsoft Translator. Planos de aula, vídeos, conteúdo para download, fóruns de discussões, comunidades, tutorias, ferramentas educacionais são alguns dos recursos gratuitos oferecidos pela rede social.

Que tal avaliarmos?

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 4 de Junho de 2013 às 08:55.

Valeu Cláudia,

Muito oportuna a sua colocação sobre a Pil Network. Imediatamente, enviei correspondência para colocar-me à disposição e contribuir com o que for possível em sua missão. Em resumo, pedi que avaliassem meu trabalho e propostas desenvolvidas em www.procrie.com.br/ e http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/, um site exclusivamente educacional, onde vinculo um programa nacional: “Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol.”  

Em particular, estou dando início ao desenvolvimento de uma nova experiência de ensino no Procrie. Trata-se do que denominei volley thinking. Assim, para começar e buscar a participação de interessados elegi o tema "Defesa em Voleibol", onde serão analisados diferentes vieses. 

Novas Formas de Pensar o Treinamento

Design thinking como fonte do saber

"Em Stanford, design é uma disciplina ensinada para gestores, médicos, filósofos... e até para designers." (Rique Nitzsche, autor do livro Afinal, o que é design thinking?).

(Stanford, Califórnia, universidade especializada em pesquisas, localizada próxima ao Vale do Silício.)

Conceito. Busca perspectivas para solução de problemas. Não há ideia burra!

Processo.  Dividido nas fases de imersão, análise, ideação e execução de protótipos. 

Design thinking - Pensamento de design - Como funciona - Identificando e resolvendo problemas - Liberdade de ter ideias maravilhosas - Heurística de Pólya - Conceito de priming, memória associativa - Volley design.

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Particularmente, face ao foco de seu interesse, imagino que será frequentadora assídua e comentarista dos artigos. Inclusive, já pode começar exprimindo suas impressões pela ideia que disponho à comunidade no Procrie.

   

Por Patrick Ramon Stafin Coquerel
em 4 de Junho de 2013 às 14:13.

Prezada Cláudia,

Sua iniciativa foi muito profícua no sentido de compartilhar as informações sobre essa plataforma. Agradeço ao Roberto Pimentel, pela mesma atitude em relação ao Procrie e o trabalho com Voleibol.

Acredito que os Profissionais de Educação Física deveriam entregar-se mais as experiências educativas com os recursos das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC's. Penso que apesar dos inegáveis avanços instrumentais, ainda estamos dando os primeiros passos frente as inúmeras possibilidades educacionais que essas ferramentas informacionais podem propiciar.

As técnicas são diversas, porém estamos carentes de uma compreensão mais amplificada de uma metodologia de ensino mediada por essas tecnologias, visando um aprendizado interativo e construtivo que atenda as demandas específicas dos estudantes e Profissionais de Educação Física.

Provoco todos para debatermos mais os temas das tecnologias e da EaD nesse espaço virtual. Talvez, um ponto de partida no CEV seja a integração e socialização mais efetiva dos membros das comunidades afins. Depois poderíamos traçar um cronograma de estudos sistemáticos sobre os temas. Ou quem sabe um grupo de estudos formal. Já topei!!!

Att.

Patrick Ramon Stafin Coquerel.

Docente do DEF da UFRN.

motriz@ufrnet.br


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