Caros,

Hoje, quando entramos na capa de Comunidades do CEV, temos uma listona com todas as 76 Comunidades ativas que temos.
Em ordem alfabética.

Acho essa solução pouco interessante (apesar de correta).

Queria apresentar essa lista, para o usuário, de uma forma mais organizada. Que facilite a busca por uma Comunidade que de fato interesse ao dito cujo.

Antigamente, quando fiz o primeiro desenhos das Comunidades, tinha dividido tudo que temos em dois grandes grupos: Ciências do Esporte e Modalidades Esportivas. Faz sentido? Existe alguma outra categorização possível?

Comentários

Por Alvaro Ribeiro
em 8 de Julho de 2009 às 11:56.

Uma possibilidade seria dividir em 4 grandes grupos: 1) Direito / Economia / Gestao, 2) Saùde / Desempenho / Etica, 3) Educaçao / Arte / Entretenimento e 4) Tecnologia / Informaçao, tudo ligado às Atividades Físicas e Esportes... E então ?

Por Laercio Elias Pereira
em 8 de Julho de 2009 às 12:02.

Xan, Alvaro, Pessoal,

Mesmo tendo passados os feriados juninos aqui na praia vou jogar mais lenha na fogueira.

A ICSSPE <www.icsspe.org> passou por esse problema de dividir as áreas. Até a edição passada do VADE MECUM (foi a 4ª Ed.) eles dividiam só as 19 Ciencias do Esporte. Agora, na 5ª Edção, que passou a chamar Diretorio de Ciências do Esporte (e que já traduzimos e está em fase de revisão pelos especialistas do CEV;-) criaram mais uma categoria "Áreas tematicas". Vamos assuntar?

Sport Science Disciplines            
     
Adapted Physical Activity Science
Biomechanics
Coaching Science
Kinanthropometry
Motor Behaviour: Motor Development, Motor Control & Motor Learning
Philosophy of Sport
Sociology of Sport
Sport and Exercise Physiology
Sport and Exercise Psychology
Sport and Leisure Facilities
Sport History
Sport Information
Sports Law
Sport Management
Sports Medicine
Sport Pedagogy

Thematic Areas of Sport Science            

Athletic Training and Therapy
Comparative Physical Education and Sport   
Doping in Sport   
Health Enhancing Physical Activity
Physical Education
Sport and Development   
Sport and Human Rights
Sport Governance   
Women and Sport

http://www.institutophorte.com.br/icsspe/

Por Alvaro Ribeiro
em 8 de Julho de 2009 às 12:12.

Legal, mas adotarmos uma classificação tão específica não corremos o risco de termos comunidades cada vez menores ? Não seria o caso de tentar agrupar aquilo que um dia foram 10/20/30 listas em uma comunidade mais ampla ? Afinal, no novo formato o internauta só lê o que lhe interessa....

Por Douglas Roque Andrade
em 8 de Julho de 2009 às 12:40.

Deveríamso entender como a pessoa chega e se cadastra na comunidade, na minha opinião vem principalmente através do convite de alguém já cadastrado...

Ordená-las pela movimentação (inscritos, temas, debates, etc) seria uma forma de estimular e dar transparência pra quem visita e quem sabe para possíveis apoiadores...

Quanto a opinião do Laércio, poderia se ter uma espaço agrupando as comunidades pela áreas organizadas pelo ICSSPE

O Balanço que você apresentou pode ser uma pista.... muitos visitam e não se cadastram eu não acredito que seja pela divisão...

Por Georgio Miranda Alves
em 8 de Julho de 2009 às 14:23.

E a respeito do conteudo em cada comunidade, com relacao aos temas e debates, como é possivel gerencia-los??? e possivel excluir alguns deles depois de criado???
muito obrigado.

Por Alexandre Moreno Castellani
em 8 de Julho de 2009 às 14:55.

Caros,

Explicando melhor: A intenção é classificar para facilitar a busca (visual) por uma das Comunidades que já temos. A idéia não é juntar todas as Comuniadades em Categorias.

O que talta, é achar uma classificação que faça sentido.

Derrepente, a classificação da ICSSPEé um começo.

No caso, eles dividiram Ciências do Esporte em Disciplinas e Áreas Temáticas. Faz sentido? Alguém me explica a diferença?

Por Alexandre Moreno Castellani
em 8 de Julho de 2009 às 15:23.

Respondendo ao Douglas...

O acesso à Comunidade se dá principalmente por busca. Cerca de 50% no caso da EF-Esporte, por exemplo, vem de busca. 30% vem seguindo algum link e o restante é acesso direto. Com o tempo, a tendencia (e intenção) é aumentar a participação de busca e diminuir (proporcionalmente!!!) o acesso direto. No CEV como um todo, a proporção é de 90% de busca, 6% seguindo link e 4% acessando direto.

Esse debate tem como foco o acesso "seguindo link".

No caso, o acesso via navegação hierarquica. Home do CEV > Home de Comundiades > Comunidade.

Entendo que esse meio de campo (Home de Comunidades) pode ser melhorada, tratando melhor a informação que ali é apresentada.

Pensei em separar a lista de Comunidades em Categorias e, de cara, mostrar apenas as Comunidades mais ativas (ou com atividade mais recente).

Por Alexandre Moreno Castellani
em 8 de Julho de 2009 às 15:28.

Respondendo ao Georgio,

Vamos tratar desse assunto em outro Debate? Respondo lá...
Acho importante, sempre que possível, manter o foco do Debate em questão. Se não, daqui a pouco estamos falando do Timão aqui (obs: Sou são-paulino e não tenho nada a falar do Corinthians!) :-)

Sobre temas e debates, começo outro Debate na sequencia...

Abs

Por Flávia Costa Pinto e Santos
em 9 de Julho de 2009 às 15:09.

Pessoal,

Por que não deixar as comunidades em ordem alfabétia como está atualmente? Está fácil achar o que se procura assim. Separar por área é interessante, mas pode dificultar aos internautas na localização dos assuntos, não? Explico: como não há ainda uma classificação que possa ser considerada padrão, cada um classifica as sub-áreas da Educação Física com critérios próprios. Assim posso procurar a comunidade no que eu penso ser um assunto e ela estar em outro. Não seria prudente aguardar uma padronização por exemplo do CNPq (Tabela de Áreas do Conhecimento) que atualmente não divide a Educação Física em sub-áreas, e quando houver algo oficial mudamos?

Temos na biblioteconomia alguns critérios de classificação do conhecimento (CDU, CDD, etc)  -  Alguém nesta comunidade tem domínio disso que possa ajudar / opinar?

Mas na verdade acho mesmo que CEV ja passa por tanas mudanças no momento que esta (da reorganização dos links das comunidades) pode se tornar um tiro no pé se não for feita de forma madura. Minha sugestão é fazer uma coisa de cada vez!

Flávia.

Por Livia Tenorio Brasileiro
em 10 de Julho de 2009 às 15:22.

Alexandre e demais

A intenção de deixar mais acessível as temáticas é interessante, mas corremos os riscos de fazermos classificações estanques. Acredito que podemos trabalhar em cima da indicação do Alvaro, sugestões:

. Organizações / Associações / Entidades

. Direito / Economia / Gestao / Ética

. Saùde

.Educaçao

. Arte / Entretenimento / Produção cultural /

. Tecnologia / Informaçao

. Atividades Físicas e Esportes

Seguimos...

Lívia Brasileiro

Por Rafael Moreno Castellani
em 12 de Julho de 2009 às 13:30.

A minha sugestão é que seja mantida a classificação por ordem alfabética (pelo menos enquanto o número de comunidades não for MUITO grande) dando ainda a opção por acessar uma comunidade pelo link indicado pela letra inicial da comunidade. Ou seja, ao clicar na letra C aparecerão todas as comunidades que comecam com essa letra ( CBCE, Capacitação, gestão desportiva, Concursos, etc).

O que acham?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.