O Prof. Alfredo Colombo assumiu a direção da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde em 1956, no governo de Juscelino Kubitschek. A partir daí, começava uma nova era para a Educação Física brasileira, que passaria a contar com amplas informações nos campos da prática e da teoria, com novos métodos de treinamento e educação. Para o Prof. Darcymires do Rêgo Barros, aluno de Colombo na ENEFD Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil e seu posterior colaborador, deve-se ao Prof. Colombo, em especial, o grande impulso na Educação Física brasileira, sobretudo na Educação Física Escolar e na Recreação Comunitária. A Educação Física no Brasil tem dois períodos: antes de Colombo e depois de Colombo. Ele sempre foi revolucionário, com idéias avançadas e um sentido muito grande de organização. Organizou, por exemplo, a Superintendência da Confederação Brasileira de Basquetebol na década de 1950. Depois de viajar aos Estados Unidos e Escandinávia, voltou muito entusiasmado concebendo idéias renovadoras de modificações na estrutura da Educação Física brasileira"

Texto extraido do artigo: Um reconhecimento aos ilustres Mestres da Educação Física

Prof Alfredo Colombo é lembrado como precursor do esporte Orientação no Brasil na apresentação do livro. Os primórdios do esporte - Orientação no Brasil

"Retrata também a saga do Professor Alfredo Colombo na implantação do esporte Orientação no Brasil, sua luta incansável na institucionalização e consolidação desse esporte."

.........

Pagina e arquivos sob a curadoria do Engenheiro Paulo Colombo

 


TAGs Relacionadas

Atividade Física Criança Educação Física Filosofia Futebol História Parques Sociologia

Autores Relacionados

Este autor não tem autores relacionados