Resumo

A capoeira é uma prática cultural afro-brasileira retratada ao longo da história como prática da vadiagem e vagabundagem (capoeiragem), ginástica nacional ou esporte brasileiro e como prática educativa. No âmbito educativo a prática pedagógica do ensino da capoeira ocorre em espaços de educação formal nas escolas de ensino básico e superior, e não formal (academias, clubes, projetos sociais, praças, parques) como prática esportiva e de lazer. Este trabalho objetiva verificar a capoeira como conteúdo das aulas de educação física na educação básica e a possível contribuição na formação dos/as estudantes. O estudo consiste de uma investigação qualitativa de caráter exploratório, utilizando o procedimento da pesquisa bibliográfica realizada por meio do levantamento bibliográfico e documental. A seleção e análise das treze publicações (dez artigos e três livros) e dos documentos (Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9.394/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1997; 1998), Lei 10.639/2003 e a Base Nacional Comum Curricular (2018) ocorreram por meio da análise temática, textual e interpretativa. Considerando a análise dos documentos identificamos vários movimentos que apresentaram a capoeira como possibilidade de conteúdo no currículo da educação física escolar. O primeiro nos PCN’s estabelecendo o ensino das lutas (capoeira, caratê, judô etc.). Este documento categoriza as lutas como disputas em que o oponente deve ser subjugado, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de um determinado espaço combinando ações ofensivas e defensivas. Também destaca a necessidade de situações didáticas que permitam a reflexão sobre os aspectos histórico-sociais, englobando a compreensão do ato de lutar, a apreensão e vivência de lutas no contexto escolar e os momentos para a apreciação e reflexão sobre as lutas e a mídia. O segundo movimento é a publicação da lei 10.639 que torna obrigatória a abordagem das práticas culturais afro-brasileira no currículo escolar. O terceiro movimento é postulado pela BNCC documento que norteia a ação pedagógica dos professores bem como os currículos das escolas de todo o país estabelecendo o ensino da capoeira no 3º, 6º e 7º. A capoeira é caracterizada como luta brasileira, patrimônio imaterial do país, possuidora de códigos e rituais com facetas artística, esportiva e histórica. Em relação aos estudos versando sobre o ensino da capoeira nas aulas de educação física identificamos que a abordagem do conteúdo contribui com a formação das/os estudantes nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e éticos, melhoria da autoestima e das relações interpessoais. Mesmo com esse cenário aparentemente favorável, alguns estudos destacam que a abordagem da capoeira nas aulas de educação física apresenta limitações no que se refere ao ensino dos seus gestos técnicos e a ausência de situações didáticas promotoras de reflexão sobre as questões históricas, sociais, políticas e culturais da sociedade brasileira. Destarte os documentos e a produção acadêmica destacam a capoeira como uma prática cultural reconhecida como dança, luta ou jogo cuja trajetória é marcada por momentos de marginalização, popularização, mas também, como experiência educativa que necessita de encaminhamentos e situações didáticas para nortear a prática pedagógica do/a professor/a seja no âmbito da educação formal ou não formal.

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