Resumo

A partir dos anos de 1980, a Capoeira torna-se também um campo de reflexão acadêmica, onde pesquisas em diversas áreas discutem os mais variados temas a ela ligados. No entanto, nota-se em algumas produções a falta de suporte teórico-metodológico, que nada ou pouco acrescentam ao contexto científico da ciência em que a Capoeira está circunscrita. Buscando uma ampliação e aprofundamento deste panorama, este estudo tem como propósito investigar as produções acerca da Capoeira, para a identificação de elementos ou aspectos que apontem para caracterização dos saberes que constituem o universo de sua prática em diferentes ambientes de ensino. Neste cenário, objetiva-se identificar, avaliar e sintetizar as produções acerca dos saberes da Capoeira, publicados em português, inglês e espanhol, nas bases científicas Scielo e Portal de periódicos CAPES, no período entre 2012 e 2022. Desta forma, obter um panorama das produções que tratam sobre os saberes que constituem o universo da Capoeira, fomentará maiores compreensões sobre o ensino da modalidade, além de fornecer abertura para novas possibilidades de pesquisa sobre a temática. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, na qual escolheu-se o método de revisão integrativa. Os artigos foram organizados a partir dos descritores e dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, utilizando-se o programa Excel para o tratamento e organização dos dados coletados. A formação de nuvem de palavras foi utilizada como técnica complementar, emergindo a partir da fase de seleção dos artigos, pois diversos artigos destacam a expressão “saberes” e suas derivações sendo elaborada por meio do uso de recurso tecnológico a ferramenta Wordcloud®. Do mesmo modo, para a construção do fluxograma utilizado para ilustrar as etapas do estudo, utilizou-se como recurso tecnológico a ferramenta CmapTools®. Ao realizar a busca nas bases de dados, foram obtidas um total de 136 produções. Observou-se um maior número de produções na base Portal de Periódicos Capes, com o total de 123 trabalhos (90,44%), enquanto na base Scielo foram encontrados o total de 13 trabalhos (9,56%). Contudo, na fase de identificação, 50 produções foram excluídas por duplicidade. Na fase de seleção, observou-se que o termo saberes aparecia com certa frequência e, desta forma, efetuamos a leitura na integra das 86 produções, na qual contatou-se que o termo constava em 36 delas (41,86%). No entanto, mesmo diante desta quantidade de produções, 82 artigos foram excluídos por não apresentarem conformidade com o tema de pesquisa. Diante desta conjuntura apresentada, apenas 4 estudos foram selecionados, evidenciando-se abordagens sobre a identificação de saberes constituintes da Capoeira, sobretudo no estilo Angola. Embora o termo “saberes” seja utilizado com frequência nos textos selecionados, constatamos a presença de narrativas ideológicas e corporativas, as quais concorreram para a evidência de inconsistentes enquadramentos e de imprecisões conceituais. Tal fato nos leva a concluir pela ausência de aprofundamento sobre a temática dos saberes inerentes à Capoeira e para qualquer dos seus estilos. Por esta razão, faz-se necessária a realização de estudos neste âmbito, com o intuito de contribuir para ampliar a compreensão acerca da temática dos saberes

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