A Compreensão de Professores e Alunos do Ensino Médio Sobre Saúde em Aulas de Educação Física
Por Camila Rinaldi Bisconsini (Autor), Wilson Rinaldi (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Resumo
Objetivo: Verificar a compreensão de professores e alunos do ensino médio de escolas de Maringá (PR) acerca da saúde, a partir das aulas de Educação Física. Métodos: A pesquisa foi descritiva e envolveu seis escolas de Maringá (PR), sendo duas privadas e quatro públicas. Participaram seis professores de Educação Física e 174 alunos do ensino médio. Os professores responderam um questionário com três questões abertas e os alunos responderam outro questionário com duas perguntas abertas. Resultados: O tema saúde é trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas pesquisadas. O entendimento de saúde pelos professores e alunos está relacionado principalmente ao bem-estar físico e à prática regular de atividade física. Conclusão: A compreensão dos professores e alunos sobre saúde poderia ser ampliada a partir dos aspectos sociais que envolvem o tema, por meio de discussões nas aulas de Educação Física.