Resumo

Neste estudo propomos conhecer a compreensão de deficiência a partir do olhar das crianças sem deficiência participantes do Projeto de Extensão de “Capoeira Inclusiva: Gingando e Superando”, desenvolvido pelo Curso de Educação Física da UFG-RC. Tivemos como foco específico: a) verificar como as crianças sem deficiência retratavam a deficiência; b) caracterizar as relações entre as crianças com e sem deficiência durante as aulas de capoeira; c) identificar a percepção das crianças sem deficiência acerca de suas experiências com os colegas com deficiência. Desenvolvemos uma investigação qualitativa de abordagem descritivo-exploratória com um grupo de oito crianças sem deficiência, participantes do projeto de extensão. Os dados, coletados por meio de observação, de Grupo Focal e de desenho, foram analisados através da análise de conteúdo. A partir das verbalizações das crianças sem deficiência, constatamos que estas não possuíam uma definição clara e concisa sobre o termo deficiência, bem como a inexistência de manifestações discriminatórias acerca das diferenças das crianças com deficiência. No que se refere ao relacionamento entre as crianças, verificou-se que aquelas sem deficiência entendiam que os colegas com deficiência conseguiam realizar as tarefas solicitadas e eram habilidosos em realizar os movimentos da capoeira adaptados às limitações de cada um. Os dados nos levaram a identificar, ainda, relações de acolhimento entre as crianças com e sem deficiência. Com isso, consideramos significativo que se tenham mais investigações que apontem os olhares das crianças acerca da deficiência com vistas a desconstruir os paradigmas e preconceitos referentes às pessoas com deficiência.

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