Resumo
O presente estudo, que trata da temática das dispensas dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, configura-se uma dissertação, fruto de pesquisa realizada no município de Feira de Santana.A Educação Física é um componente curricular obrigatório na Educação Básica, no entanto, muitas pesquisas evidenciaram uma elevação da dispensa de alunos no ensino médio.Como problemática central, questiona-se os motivos que levam as escolas a dispensarem os alunos das aulas de Educação Física. Os objetivos da pesquisa foram: levantar a quantidade de alunos dispensados das aulas de Educação Física no ensino médio nas escolas pesquisadas; identificar as causas das dispensas dos alunos da Educação Física Escolar; e analisar as conseqüências pedagógicas da dispensa dos alunos das aulas de Educação Física Escolar. Fez-se uso das seguintes técnicas de coleta de dados para atender aos objetivos da pesquisa: análise documental; questionário aplicado aos alunos do ensino médio das escolas; entrevistas com coordenadores pedagógicos. A análise dos dados seguiu o método dialético hermenêutico (MINAYO, 2004). No referencial teórico, buscou-se a legislação e as diretrizes vigentes na época (LDB, Diretrizes Curriculares) e o debate acumulado entorno da Educação Física ser Atividade ou Componente Curricular, num segundo momento trouxe o acúmulo de pesquisas e reflexões sobre o tema específico do estudo. Identificou-se diversos motivos que levaram às dispensas dos alunos das aulas de Educação Física, a preocupação dos alunos com o vestibular; a própria cultura instituída de se aceitar as dispensas dos alunos; o desconhecimento da legislação atual por parte dos coordenadores; a concepção, ao meu ver, equivocada dos professores sobre o que viria a ser a Educação Física dentro da escola muitas vezes confundido-a com uma atividade e não como um componente curricular; e também, um dos motivos, é o próprio sistema capitalista. Nas considerações finais faço uma síntese do trabalho apontando os achados da pesquisa, levantando proposições para a mudança do quadro atual que se encontram escolas frente a essa problemática.
Descrição: 129f.