A Educação Física Escolar em Maringá: Experiências de Ensino-aprendizagem no Cotidiano das Aulas
Por Rafael Bernardo da Silva (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Larissa Michelle Lara (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 28, n 2, 2007. Da página 69 a 83
Resumo
Este estudo, de caráter descritivo, teve por objetivo identificar as características de um bom educador e apresentar experiências de êxito com a educação física escolar na cidade de Maringá. Para a definição das características de um bom educador foram selecionados 11 professores da Universidade Estadual de Maringá que atuam na formação de professores e, para a seleção das experiências consideradas diferenciadas, além dos docentes, foram ouvidos alunos de prática de ensino do curso de educação física da referida instituição. A análise dos dados demonstra que, embora a educação física escolar esteja permeada de inúmeros problemas, práticas pedagógicas de êxito acontecem por meio de ações docentes voltadas para a qualidade do processo educacional.