Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar discursivamente a presença de elementos da Educação Física na significaço de "corpo poético", na teoria de Jacques Lecoq, e sua inscrição na Escola Internacional de Teatro, fundada pelo referido autor e professor. Especificamente, a pesquisa levanta as condições de produção ligadas a formação de Lecoq nas áreas da Educação Física e do Teatro, incursiona pelos fundamentos e especificidades de corpo poético no sentido de entendê-lo, bem como busca traços da Educação Física na proposta de corpo poético aplicada na Escola Internacional de Teatro. De carater analítico, a pesquisa desenvolveu-se por meio de levantamento de material bibliográfico, visita institucional a Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, para busca de fontes e realização de entrevistas com a direção e com alunos da Escola, entrevistas no Brasil, com ex-alunos que fizeram o curso da Instituição. As entrevistas tiveram como propósito conhecer o cotidiano da Escola, as relações da constituição do corpo poético com a Educação Física e a maneira como os sujeitos percebiam a constituição do corpo poético, a partir do contexto da Escola. A Análise de Discurso, de Michel Pecheux (1997), foi a teoria/metodo utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, haja vista a identificação do pesquisador com suas bases teórico-metodológicas e seu potencial desestabilizador e crítico para além do conteúdo, no intuito de entender seu funcionamento e seus efeitos de sentido Constatou-se, com o desenvolvimento da pesquisa, que a proposta de corpo poético, de Jacques Lecoq, recebe forte influência da Educação Física de sua época, o que corrobora a tese de que a teoria do corpo poético e deflagrada discursivamente no entremeio da Educação Física e do Teatro. Tal defesa dase a partir da constatação da influência de práticas esportivas e gimnicas na pedagogia de Lecoq; no condicionamento do corpo por meio de formas disciplinares rígidas impostas pela Escola, as quais devem ser seguidas com afinco pelos alunos para a obtenção de êxito em suas atividades, numa espécie de liberdade "condicionada"; na isenção da influência de pensamento no momento da ação, a qual e valorizada como aspecto da criação essencial a formação do ator; no instaurar da ruptura entre teoria e prática, com valorização excessiva da prática em detrimento da teoria. Nessa direção, os dados apontam para a construção de um corpo poético que, desenvolvido no entremeio da Educação Física e do Teatro, perde em poesia ao buscar, institucionalmente (no contexto da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq), uma arte do corpo focada no condicionamento, na rigidez e na reprodução impensada, distanciando-se do corpo lúdico, brincante e humano necessário ao fazer artístico.

Acessar Arquivo