A Educação Física no Nível Inicial/ Educação Infantil na Argentina e no Brasil: Políticas Educacionais, Trabalho Docente e Ensino
Por Ueberson Ribeiro Almeida (Autor), Fernando Acosta (Autor), Ramon Matheus dos Santos e Silva (Autor), Bruno de Almeida Faria (Autor), Maria Celeste Rocha (Autor), Patricia Giménez (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
De acordo com um estudo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas em 2013, as metas educacionais propostas para a primeira infância na América Latina são as seguintes: expansão da cobertura e melhoria da qualidade da educação; compensar populações vulneráveis; fortalecer a infraestrutura do sistema educacional (materiais e tecnologia); expandir a oferta de educação infantil; fortalecer a educação intercultural bilíngue (indígena), os recursos humanos (gestores e professores), os mecanismos de transparência e responsabilização e, as instituições de ensino. Esta pesquisa aborda educação física, políticas educacionais e trabalho no âmbito da educação infantil na Argentina e no Brasil. Apresenta como objetivo geral investigar as diferentes estruturas das políticas educacionais que regulam a educação física na Educação Infantil, bem como busca compreender como se desenvolve o trabalho docente e o ensino de educação física em instituições de educação infantil na Argentina e no Brasil. Nesse sentido, trata-se de uma investigação multicêntrica vinculada à Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (REIIPEFE) entre grupos de pesquisa, institutos e Universidades do Brasil e da Argentina.