A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: Pressupostos e Interfaces com a Educação Física
Por André da Silva Mello (Autor), Bethania Alves Costa Zandominegue (Autor), Raquel Firmino Magalhães Barbosa (Autor), Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor), Wagner Santos (Autor).
Em Motrivivência v. 28, n 48, 2016. Da página 130 a 149
Resumo
Este artigo tem como objetivos discutir a organização da Educação Infantil na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), focalizando as permanências e os avanços em relação aos documentos que a precederam, e analisar a presença da Educação Física na Educação Infantil a partir dos pressupostos que orientam a Base, em interface com pesquisas sobre experiências pedagógicas com essa área do conhecimento. Para tanto, realiza uma análise documental-bibliográfica, tomando como fontes a BNCC, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e produções acadêmico-científicas do campo da Educação Física que abordam a Educação Infantil. No processo de análise, estabelece categorias que permitem a interlocução entre as diferentes fontes utilizadas neste estudo. Os dados analisados oferecem indícios de que os pressupostos presentes na BNCC dialogam, não explicitamente, com os movimentos do componente curricular e com a produção acadêmico-científica da Educação Física na Educação Infantil.