Resumo

A teoria sociológica aponta que todas as sociedades constroem formas de celebração de seus valores e identidade. Segundo autores como DaCosta (2000) e MacAloon (1984), os Jogos Olímpicos – um dos eventos de maior dimensão mundial – pautam-se em valores da modernidade ocidental e, desta forma, celebram tais valores através das cerimônias. Ao nos aproximarmos do âmbito escolar, identificamos um elevado número de “jogos” e/ou “olimpíadas”. Torna-se perceptível que, direta ou indiretamente, estes jogos baseiam-se no modelo olímpico, pois há presença de fogo simbólico, bandeiras, juramentos, dentre outros elementos que constituem os rituais olímpicas. Deste modo, tivemos por objetivo analisar os sentidos, significados e valores envolvidos na realização de jogos escolares, com ênfase em suas cerimônias de abertura. Além disso, buscamos compreender as razões que orientam os professores a organizarem estas competições. Para tanto, foram realizadas observações em duas cerimônias de abertura e entrevistas com os professores organizadores das competições. As cerimônias esportivas escolares foram analisadas como um ritual secular que emula os valores olímpicos, entretanto, de forma singular. Considerando o relativismo axiológico em que vivemos estas apropriações singulares, baseadas na realidade local, coexistem com a emulação de um modelo que se propõe universal.

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