A ética na Escalada: Uma Análise a Partir da Complexidade de Edgar Morin
Por Dimitri Wuo Pereira (Autor), Vilma Leni Nista Piccolo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 1, 2013.
Resumo
O pensamento complexo entende a ética não apenas pelo respeito moral ao outro e ao meio. Ele a enxerga como uma construção entre os antagonismos da natureza humana. O objetivo dessa pesquisa concentrou-se na verificação de como ocorre na prática da escalada escolar a relação com o outro. O método baseado na Epistemologia Qualitativa permitiu confrontar estudantes do ensino fundamental com a ética da escalada. Os resultados da pesquisa apontam para o desenvolvimento de um senso de responsabilidade com a vida, pouco comum nas práticas educativas tradicionais. Os valores da dignidade humana, solidariedade e assunção dos riscos na aventura foram assimilados pelos alunos, através da ligação ao outro por uma corda, sentindo a fragilidade da vida em suas mãos. Essa experiência aponta para novos caminhos para uma educação cidadã, pautada na ética humana.