A expansão da educação física no ensino superior brasileiro
Por Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Juliano de Sousa (Autor), Fabiane Castilho Teixeira (Autor), Caroline Broch (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Esta pesquisa documental teve como objetivo apresentar considerações sobre o cenário de expansão da Educação Física no contexto do ensino superior brasileiro, focando, nos seus principais desenvolvimentos para a área. Para isso, utilizamos dados das Sinopses Estatísticas do Censo da Educação Superior, que foram interpretados à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e Ulrich Beck. Os resultados indicaram que, a partir da expansão, houve a criação e abertura de novos cursos de Educação Física, apresentando um aumento considerável (874%), entre 1991-2015. A expansão deveu-se principalmente ao setor privado, que foi responsável pelo maior crescimento (1.381%). Isto traz à tona efeitos colaterais que têm implicado um conjunto de desafios para a Educação Física no país.