A experiência do brincar por adultos: memórias e práticas ao longo da vida
Por Gabriela Dias Sartori (Autor), Fernando Donizete Alves (Autor).
Resumo
Este artigo apresenta o brincar dos adultos como uma experiência atemporal, que permeia a vida das pessoas, presente em suas relações e práticas cotidianas. A questão que movimenta este trabalho é: Qual o significado do brincar na vida de adultos e como isso reflete em suas experiências? Os participantes foram 6 adultos, que trabalham e/ou frequentam espaços de educação formal, superior, não formal e informal. O objetivo foi compreender como os adultos entendem a experiência do brincar. É uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas narradas, cujo eixo foi a experiência do brincar na vida adulta. Para sistematização as entrevistas foram organizadas em mônadas. Os dados foram interpretados e categorizados pela análise de conteúdo. Os resultados revelam relações do brincar imerso no contexto social, familiar, de ócio e trabalho. Também apontam vínculos entre memória e formação, construção de saberes com e pelo brincar ao longo da vida.
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