A Formação de Professores de Educação Física no Final da Primeira Década do Século Xxi: Plano Nacional de Formação de Professores – Parfor no Estado de Mato Grosso do Sul
Por Jorge Luis Davila (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O propósito deste estudo é analisar a formação de professores de Educação Física por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, implantada pelo Governo Federal no final da primeira década do século XXI, com vistas de compreender o perfil dessa política educacional no estado Mato Grosso do Sul e as relações federativas com o governo central. O PARFOR é uma política publica no âmbito educacional que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Cabe a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a responsabilidade de indução, fomento e avaliação de todos os componentes curriculares oferecidos pelo PARFOR. Esse programa é uma ação conjunta do MEC com as, Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos estados e municípios, integrando também essa parceria os responsáveis pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Desta maneira, questionamos se as políticas públicas executadas em parceria com a parcela da sociedade que dentem os meios de produção podem oferecer uma educação que possibilite ao trabalhador construir sua identidade?