A formação do professor-pesquisador No curso de educação física da UFSC: Estudo sobre documentos curriculares e Produção acadêmica

Por

Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 31 - 42

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Formação de professores

e periódicos online: estudo com acadêmicos de Educação Física da UFSC” e se re-
fere à análise documental do estudo. A pesquisa original objetivou compreender a

importância que o processo de formação para a pesquisa dos professores de Edu-
cação Física tem em relação à busca de artigos e conteúdos em periódicos online.

Este tema surgiu pelo interesse de ordem pessoal e acadêmica da pes-
quisadora. Do ponto de vista pessoal, ao integrar a equipe de editoração

do periódico Motrivivência, foi possível refletir sobre a produção e vei-
culação do conhecimento, uma vez que atualmente os periódicos buscam

indexações que representem sua qualidade no sistema QUALIS/CAPES e

garantam sua permanência nos portais. Como consequência, suscitou a dú-
vida em relação ao público beneficiado por essas melhorias, e o interesse

em averiguar se os periódicos circulam no âmbito acadêmico, com vistas a
alcançar os alunos da graduação.
Estudos indicam (MARTINEZ; FERREIRA; GALINDO, 2011; ALVES,

2012) que os alunos da pós-graduação acessam e fazem uso dos conteúdos dis-
poníveis nos periódicos online do campo. Mas será que a graduação também

consulta estes periódicos online? Essa dúvida surgiu ao participar da disciplina
Estágio de docência, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Educação
Física, na turma de 1a fase do curso de Educação Física (Licenciatura), durante
o primeiro semestre de 2012. A experiência evidenciou lacunas em relação ao

modo de buscar informações básicas na internet, inerentes à disciplina: Funda-
mentos Histórico-Pedagógicos da Educação Física, uma vez que a ocorrência

do uso do portal Google2

mostrou-se evidente na maioria das situações3
.
A partir da questão central, a dissertação se propôs a traçar um panorama
documental acerca do curso de licenciatura em Educação Física da UFSC e realizar
uma etapa empírica, que investigou o cotidiano da formação acadêmica inicial 

dos discentes do curso, no que diz respeito ao conhecimento, uso e acesso dos pe-
riódicos online do campo da Educação Física. Para este capítulo de livro, a etapa

documental foi escolhida como um recorte da pesquisa, como porta de entrada ao
tema e como um convite para a continuidade da leitura da dissertação na íntegra.

Baseados na perspectiva de Pedro Demo (1992), consideramos a forma-
ção do professor como um momento que ultrapassa o “mero aprender e o mero

ensinar”, pois essa é a banalização da condição de repassador de conhecimen-
to alheio. Enfatizamos a importância de internalizar “os conteúdos principais

do conceito de pesquisa como princípio científico” (p. 47). Para esta condição
de autonomia da aprendizagem é preciso enfatizar a importância do princípio
acadêmico-científico a ser desenvolvido nestes futuros professores, para que

sejam capazes de identificar problemas de ensino, construir propostas de solu-
ção com base na literatura e em sua experiência, realizando as ações propostas,

seguido das análises e correções dos resultados (SANTOS, 2012).