Resumo

Muitos estudos tratam sobre o tema Ginástica, no entanto, poucos se preocupam com o processo que seu significado assumiu desde sua origem, assim como muitos desconhecem suas denominações ou acabam por confundi-las. A partir de referências bibliográficas, esta pesquisa almeja levantar e compreender os conceitos da ginástica desde sua origem etimológica até sua concepção atual; bem como suas adjetivações sistematizadas de^de o século XIX. Esta pesquisa faz parte de uma dissertação, ainda em andamento, "Os Procedimentos Metodológicos no Ensino da Ginástica Escolar no Brasil", que visa estudar os procedimentos metodológicos ocorridos no ensino da Ginástica Escolar, desde sua introdução no Brasil até os dias atuais. Busca também conhecer os métodos, as propostas de planejamento, a organização dos conteúdos da Ginástica, utilizados na Escola. Com isso, pretende-se oferecer uma contribuição aos conhecimentos científicos nesta área, principalmente aqueles que tratam especificamente dos temas: Conceitos e Adjetivações da Ginástica, Introdução da Ginástica no Brasil, Ginástica Escolar, Métodos da aplicação de Ginástica na Esco

Arquivo