Resumo

No contexto educativo, as capacidades coordenativas desempenham um papel fundamental na formação integral dos alunos, contribuindo não só para o desempenho físico, mas também para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Este estudo explora diversas teorias que sustentam a importância da estimulação destas habilidades motoras no âmbito das aulas de Educação Física. O objetivo deste artigo é fornecer um panorama da abordagem teórica sobre a relevância do desenvolvimento das habilidades coordenativas nas aulas de Educação Física. Os estudos selecionados foram obtidos seguindo o procedimento do diagrama PRISMA, identificando estudos relevantes e aplicando critérios de inclusão/exclusão nas principais bases de dados de artigos científicos regionais e de alto impacto como: Scielo, Redalyc, Latindex, Scopus e Web of Science. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada e os resultados foram sintetizados para destacar a importância do desenvolvimento das habilidades de coordenação na Educação Física. O resultado foi que o desenvolvimento de habilidades coordenativas nas aulas de educação física é essencial tanto no âmbito educacional quanto no esportivo, pois essas habilidades são essenciais para dominar movimentos complexos e melhorar o desempenho físico e a qualidade de vida dos indivíduos.

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