Resumo

Esta produção está inserida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF). O objetivo consistiu em analisar o trato com o jogo nas aulas de Educação Física no 5o ano do Ensino Fundamental incluindo crianças com deficiência. Metodologicamente, tomou por base uma abordagem dialética de pesquisa, buscando aproximações com o materialismo histórico-dialético, ao estabelecer relações e nexos entre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural e da Educação Física Crítico-Superadora. O ProEF prioriza a realização de intervenção pedagógica na escola na qual o professor/pesquisador atua e, assim delimitamos como sujeitos de investigação os estudantes do 5o ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Goiana-Pernambuco, intervindo com uma pesquisa-ação, o diário de campo e seminários. A análise dos dados foi realizada mediante as categorias dialéticas realidade-possibilidade e contradição. Os resultados evidenciaram que a unidade teórico-metodológica entre os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Física Crítico- Superadora, nos permitiram refletir acerca da inclusão nas aulas ao tratar o conhecimento jogo no 5o ano do ensino fundamental e, assim ratificamos que a educação é um processo mediado cuja principal função é a humanização do indivíduo a partir da socialização e apropriações do universo simbólico culturalmente formado e do conhecimento historicamente construído. A análise dos dados demonstrou que o 5o ano iniciou a sistematização do jogo ao superar os conceitos espontâneos, as definições, sistematizando o conhecimento ao se aproximar do objetivo geral do ciclo. Este processo não seria possível sem condições objetivas favoráveis, sem um ensino sistematizado por parte do professor-pesquisador e sem uma tensão problematizadora mediada. Sobre a inclusão das crianças com deficiência, evidenciou-se que durante a unidade didática, os referidos estudantes participaram das aulas juntamente com os demais estudantes, sem que houvesse qualquer restrição à sua participação e, com aprendizagem do objeto de estudo. Concluímos que o aporte teórico-metodológico que subsidiou o trato com o jogo modulou a elevação do nível de aprendizagem e desenvolvimento dos conceitos nos estudantes investigados, ao buscar aproximações com a Educação Física Crítico-Superadora, e produziu uma nova síntese ao sistematizar o conhecimento incluindo crianças com deficiência no campo da cultura corporal. O trato com o conhecimento se expressou nas articulações da seleção, organização e sistematização lógica e metodológica do conteúdo jogo potencializando a inclusão escolar nas aulas de EF. 

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