Resumo
A capoeira é uma manifestação cultural, singular e complexa, de origem afro-brasileira, que ao longo da sua história se desenvolveu em diferentes lugares e contextos, nas ruas ou fora delas. Nas rodas, a capoeira se manifesta livremente em suas diversas possibilidades expressivas, políticas, lúdicas e combativas, espaços onde os capoeiristas se reúnem para jogar, tocar e cantar. Acreditamos que questões humanas profundas e transformadoras perpassam pelo brincar e pelo corpo de crianças e de adultos, o que inspirou o objetivo deste estudo, qual seja: investigar a linguagem do brincar nas rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis (SC), na percepção dos capoeiristas. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa dos dados. Participaram da pesquisa 20 capoeiristas adultos, homens e mulheres, que frequentam, ao menos, uma das rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis (SC). Os voluntários deste estudo realizaram entrevistas semiestruturadas, as quais foram transcritas em sua totalidade e organizadas, com auxílio do software N-Vivo 12, para posterior análise, seguindo a técnica de análise de conteúdo. Além disso, foram levantados registros dessas rodas, fotos e vídeos, que os participantes tinham em seu acervo pessoal. Esses registros foram utilizados a partir da técnica de foto-elicitação para recolha de informações. Os resultados da investigação estão sendo apresentados no modelo alternativo (coletânea de artigos). Ademais, o estudo contou com uma ampla pesquisa bibliográfica com vistas à elaboração de um ensaio teórico sobre o tema (artigo 1). Com isso, procuramos nos aproximar de uma compreensão mais ampla do contexto de investigação, considerando os elementos que o rodeiam, social e culturalmente. Em um país como o Brasil, com uma acentuada desigualdade social, torna-se significativo que manifestações, cujo propósito seja a defesa dos direitos das minorias, sejam reconhecidas, contribuindo de forma a avançar nos conhecimentos sobre elas. As categorias encontradas, após a análise dos dados, foram: A) Concepções sobre o brincar, unidades de registro: vadiação, alegria, tensão; B) Ação político social, unidades de registros: resistência e educação; e C) Implicações da covid-19, cujas unidades de registro foram: dificuldades e reinvenções. As categorias A e B foram trabalhadas no artigo 2, enquanto a categoria C reverberou na escrita do artigo 3. Embora o estudo tenha encontrado limitações para sua realização, em função da pandemia da covid-19, que impossibilitou a observação das rodas in loco, conseguimos atender às expectativas iniciais, ampliando nosso olhar e nossa compreensão para a manifestação da linguagem do brincar nas rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis (SC). Defendemos que o potencial lúdico e brincante, presente no jogo de capoeira, é fundamental à própria experiência do jogo em sua plenitude. Identificamos o brincar como um traço significativo das rodas tradicionais de capoeira, as quais se posicionam de forma contra-hegemônica, evidenciando relações que se estabelecem entre o brincar e o ativismo social. Além disso, a pesquisa destaca a importância de recorrer às manifestações e aos atores sociais invisibilizados ao longo da história ao refletir sobre os desdobramentos do distanciamento social para essas rodas e seus participantes, duplamente desfavorecidos durante a pandemia da covid-19. Assim, o estudo contribuiu, não apenas com o campo científico da Educação Física, mas também com a comunidade da capoeira e suas lutas, dando visibilidade ao fenômeno investigado.