A Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Limites e Virtudes
Por Rafael Moreno Castellani (Autor), R. P. Souza (Autor).
Resumo
Como iniciativa política de maior impacto da atual Secretaria de Educação do Estado de São Paulo foi desenvolvida uma Nova Proposta Curricular para o Ensino Fundamental e Médio. Após sua implementação e execução, apontar o entendimento dos educadores físicos da rede pública estadual sobre as virtudes e limitações da proposta retratando as características da educação física escolar neste contexto, além de analisar a proposta em suas três dimensões políticas (modelo teórico, implementação e execução) foram objetivos deste estudo. Para esta finalidade entrevistamos nove professores efetivos e estáveis da Rede Pública Estadual Paulista e um dos professores responsáveis pela construção da Proposta Curricular. Concluímos que a Proposta apresenta virtudes e limitações tanto em seu modelo conceitual quanto na implementação e execução. Superar tais limitações e aprimorar suas virtudes, proporcionando à população uma educação publica de qualidade e uma educação física consciente de seu papel social é o que busquei sinalizar propositivamente neste trabalho.