Resumo
O foco desta pesquisa foi à prática pedagógica dos professores de Educação Física no Ensino Médio, entendo que a prática pedagógica é substancial para fomentar este estudo. O estudo tem a problemática de compreender como os professores e professoras de Educação Física da rede privada e pública de Porto Alegre constroem sua prática pedagógica no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico crítico, realizado em duas escolas da cidade de Gravataí, uma da rede pública e a outra da rede privada. O trabalho de campo teve duração de sete meses e possibilitou a construção de cinco capítulos de interpretações da pesquisa, que emergiram das observações participantes, diário de campo, entrevistas semiestruturadas realizadas com os colaboradores e da revisão de literatura. As discussões permitiram compreender que esse coletivo de professores e professoras constroem suas práticas desde seu processo de formação como alunos, até suas ações ao longo da graduação, e que seus contextos de trabalhos interferem fortemente em suas construções das práticas pedagógicas no Ensino Médio.